Operação combate furto de energia no Maranhão durante quarentena

A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), por meio do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), realizou a 3ª etapa da 'Operação Pandemia' de combate ao furto de energia elétrica no Maranhão em período de quarentena.

Segundo o delegado Paulo Roberto da SEIC, foram alvos da ação dois estabelecimentos comerciais e cinco imóveis residenciais na cidade de Chapadinha (245 km de São Luís). 

No total, nove pessoas foram presas e levadas para Delegacia Regional, sendo que oito pagaram fiança e um foi encaminhado para o sistema prisional.

Prejuízos com o furto de energia

Para atender mais de 2 milhões de clientes em todo o Maranhão, a Equatorial Maranhão compra energia elétrica das geradoras e faz a distribuição em todo o Estado.  Do total arrecadado cerca de 10% da energia é furtada, ocasionando perda de faturamento da ordem de R$ 340 milhões por ano.

Além de comprometer a segurança da população e a qualidade da energia, a perda de energia elétrica também interfere no orçamento para promoção de ações de manutenção, operação, expansão e modernização do sistema elétrico, e ainda contribuem para a composição tarifária da conta de energia.

Segundo a Equatorial Maranhão hoje as perdas de energia no Estado são de 120 GWh/mês, quantidade de energia que daria para suprir a necessidade de consumo por quase 1 mês.

De Janeiro a Dezembro de 2019 mais de 220 mil ações de inspeções em todo o Maranhão, detectando mais de 50 mil unidades consumidoras com irregularidades no medidor de energia por ação humana (fraudes) e nas ligações elétricas (desvios), situação que também caracteriza deficiência técnica que compromete a segurança das instalações. Também foram regularizadas mais de 11 mil ligações clandestinas.

Compartilhe
Conteudo Relacionado