Plano Sanitário é testado com sucesso na eleição simulada no MA

Plano Sanitário é testado com sucesso na eleição simulada no MA
Foto: reprodução/TRE-MA.

Na última sexta-feira, 16 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou na cidade de Lima Campos, termo da 67ª zona eleitoral de Pedreiras, uma eleição simulada para a qual foram convidados 2.903 eleitores da Unidade Integrada Artur Azevedo para testarem o funcionamento do plano de segurança sanitária no processo de votação e avaliar a atuação de eleitores e mesários com as práticas.

Lima Campos, distante 257 km da capital, possui 10.569 eleitores aptos a votar em 2020, distribuídos em 33 seções eleitorais. Para a simulada, foi escolhido um único local de votação, onde 28 mesários foram treinados e trabalharam em 9 seções eleitorais que funcionaram das 7h às 12h.

Durante toda manhã foi possível avaliar mesários e eleitores com relação aos procedimentos exigidos e adotados no Plano de Segurança Sanitária do Tribunal Superior Eleitoral para o pleito deste ano. O plano foi elaborado por uma consultoria gratuita prestada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein. Conforme o documento, o uso de máscara e de protetores faciais viraram itens obrigatórios nas seções eleitorais.

Aos mesários foram distribuídas máscaras para uso individual, álcool em gel e viseiras plásticas. Com relação ao eleitor ao entrar na seção eleitoral, foi orientado que eles higienizassem as mãos antes e depois da votação, manter a distância mínima de 1 metro dos demais eleitores e dos mesários, apresentar o documento de identificação e assinar o caderno de votação com sua própria caneta. Todo esse protocolo fez com que o eleitor levasse em média 2 min e 52 segundos na seção eleitoral. Esse tempo é bem superior ao da média nacional da eleição última eleição municipal (2016) que foi de 59 segundos.

Participaram 176 eleitores de faixas etárias variadas como jovens que vão votar pela primeira vez e idosos, o que permitiu os parâmetros para análise da simulada.

“Avalio de forma positiva porque tivemos aqui uma experiência boa, de maneira real de como se devem realizar as eleições em nosso estado. Verificamos também a dinâmica do trabalho dos mesários, do acesso dos eleitores, da votação, da assinatura do caderno de votação, da leitura dos documentos, enfim, foi uma experiência extraordinária que vai ajudar demais o nosso trabalho nas eleições”, pontuou o desembargador Tyrone Silva, presidente do TRE-MA.

Na urna foram escolhidos candidatos fictícios e as dúvidas puderam ser esclarecidas com os servidores do Regional. O eleitor José Augusto de Oliveira Silva conta que foi bem recebido, orientado, tanto na entrada como na saída, e considerou ser muito importante a conscientização do eleitor de passar o álcool em gel, além de ter sido rápido votar.

Já a eleitora Lenir Gomes Magalhães contou que foi para saber como ia ser, devido a pandemia, o distanciamento e que achou ótima a simulação porque ficou por dentro do que vai acontecer no dia da eleição. “Já vou sabendo certinho qual vai ser minha seção. Higienizei as mãos antes e depois, trouxe meu álcool em gel e minha caneta também, do jeito que pediram”.

Do Tribunal, acompanharam a simulada, além do presidente, o juiz Artur Gustavo Azevedo do Nascimento (titular da 67ª zona eleitoral), o diretor-geral Gustavo Araújo Vilas Boas, secretários, assessores, servidores da justiça eleitoral e a imprensa.

Fonte: TRE-MA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado