Roberto Rocha indica prefeituras que receberão novos micro-ônibus escolares

Roberto Rocha indica prefeituras que receberão novos micro-ônibus escolares
Foto: arquivo/TV Cidade.

As prefeituras de Bequimão, Codó, Caxias, Lago da Pedra, Santa Inês e Santa Luzia iniciam o ano de 2021 com uma importante aquisição para as escolas. É que o senador Roberto Rocha (PSDB) indicou esses municípios para receber novos e modernos micro-ônibus escolares.

A indicação ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pelo programa Caminhos da Escola, foi feita pelo parlamentar maranhense em 2020. Os recursos para a compra de 10 novos e modernos ônibus escolares já foram empenhados no valor de R$ 2,2 milhões. Ademais, com o dinheiro já empenhado, significa que os recursos estão assegurados e não pode ser aplicados para outra finalidade.

Logo, assim que o dinheiro do MEC for liberado, cada prefeitura municipal tem a opção de esperar o veículo ser entregue pelo FNDE ou proceder de forma local com o processo licitatório para a aquisição dos ônibus escolares.

Os micro-ônibus escolares do Governo Federal, indicados pelo senador Roberto Rocha, tem como objetivo atender prioritariamente alunos da rede pública de Educação Básica. Ou seja, alunos residentes, preferencialmente, em áreas rurais e ribeirinhas. Os ônibus, segundo o FNDE, são fabricados especialmente para trafegar nessas regiões. Portanto, sempre priorizando a segurança das crianças e qualidade no transporte.

Cada micro-ônibus escolar tem capacidade mínima de 13 lugares. O veículo possui tração nas quatro rodas, isto é, permite acesso a lugares de relevo acidentado. Por fim, o veículo é preparado para acessibilidade, contando com plataforma e rampa para receber estudantes em cadeira de rodas.

"Tenho o compromisso com as crianças maranhenses de oferecer transporte de qualidade e seguro. E claro que o meu objetivo é também de evitar que os alunos deixem de frequentar as salas de aula em razão da falta de transporte. É preciso dar as devidas condições para crianças que moram em áreas mais distantes tenham o mesmo direito de poder estudar e buscar um futuro melhor", destacou o senador Roberto Rocha.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado