Vice assume prefeitura de Santa Inês após afastamento de prefeito

Vice assume prefeitura de Santa Inês após afastamento de prefeito
Foto: reprodução

O vice prefeito da cidade de Santa Inês, Sirino Rodrigues Pereira (PTB), assumiu o cargo de prefeito da cidade, na noite dessa quarta-feira (27), após o afastamento de Luís Felipe Reis conhecido como ‘Felipe dos pneus’. Felipe dos Pneus foi afastado do cargo, nesta quarta-feira (27) após ser alvo de uma Operação da Polícia Federal.

Segundo a Polícia Federal, constatou-se, inicialmente, que o município de Santa Inês realizava adesões fraudulentas a Ata de Registro de Preços de outros municípios sem que houvesse o requisito de “vantagem” para a administração pública, uma vez que, em um dos casos investigados, havia o sobrepreço de 215%.

Os contratos investigados, que somam mais de R$ 8,5 milhões, envolvem uma empresa sediada em Teresina (PI), a qual deveria fornecer diversos medicamentos e insumos hospitalares para o município de Santa Inês (MA), ainda conforme as investigações da PF.

Apesar do alto valor das contratações realizadas pela Secretaria de Saúde do município, há informações nos autos indicando que, em determinados períodos, estaria faltando material básico no hospital e rede pública municipal, como seringas, soro fisiológico, fios cirúrgicos e remédios psicotrópicos, obrigando os cidadãos a procurarem atendimento hospitalar em municípios vizinhos.

A investigação revelou fortes indícios de que grande parte das contratações de Santa Inês eram precedidas de negociações de propina, possivelmente repassada para os integrantes da organização criminosa por meio de empresa fictícia, criada para essa finalidade.

“A organização criminosa é composta, basicamente, por três núcleos: núcleo criminoso com atuação na prefeitura, núcleo criminoso com atuação na Secretaria de Saúde e núcleo criminoso empresarial”, disse a Polícia Federal.

Compartilhe
Conteudo Relacionado