Conexão Brasília: Câmara aprova texto-base de lei mais dura contra o crime organizado

Conexão Brasília: Câmara aprova texto-base de lei mais dura contra o crime organizado
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

BRASÍLIA — Em uma reportagem especial do Conexão Brasília, exibida no Jornal da Cidade, da TV Cidade | RECORD, na noite desta quarta-feira (19), foi detalhada a aprovação do texto-base do Projeto de Lei (PL 5582/25) de Combate ao Crime Organizado na Câmara dos Deputados. O projeto, que visa endurecer as penas e ampliar os instrumentos de investigação contra facções criminosas, foi aprovado com 370 votos favoráveis e 110 contrários, após mais de duas horas de debate em plenário.

A proposta, apresentada pelo relator, Guilherme Derrite (PP-SP), é considerada um marco por parlamentares da área de segurança pública.

O texto aprovado introduz alterações significativas na legislação, incluindo:

  1. Penas Mais Duras: O projeto aumenta a pena mínima de reclusão para integrantes de facções, com a expectativa de que criminosos condenados cumpram um período maior em regime fechado. Segundo um parlamentar entrevistado, "o faccionado vai cumprir no mínimo 30 anos de cadeia e com certeza ele vai avaliar que o crime não compensa."
  2. Confisco de Bens: Cria instrumentos mais efetivos para o confisco e a apreensão de bens e patrimônio de indivíduos investigados por integrar organizações criminosas.
  3. Novos Crimes: O texto cria tipos penais e estabelece regras especiais para líderes de facções.
  4. Divisão de Recursos: Mantém a regra de que os recursos oriundos do confisco de bens serão divididos quando houver atuação conjunta de órgãos federais e estaduais nas operações.

Mais informações na reportagem de Daniela Brito, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.

 

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado