Facebook Messenger agora tem videoconferência para até 50 participantes

facebook messenger
Foto: Reprodução/GooglePlay.

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) tem feito aumentado bastante o número de pessoas usando videoconferências para trabalhar e falar com amigos e familiares — tanto é que estamos vendo um boom de ampliação de serviços e novas funcionalidades de mensageiros já conhecidos e de outros novos na praça. O Facebook entra nessa onda e anuncia nesta sexta-feira (24) o Messenger Rooms, que aproveita a popularidade de seu utilitário de bate-papo para oferecer salas de videoconferência para até 50 pessoas.

Com a novidade, será possível criar e compartilhar salas no Facebook pelo Feed de Notícias, assim como nas timelines de Grupos e Eventos — permitindo que cada um possa aparecer de acordo com a disponibilidade. Vale destacar que há uma configuração para definir quem pode ver esse link na rede social, evitando, assim, pessoas indesejadas. E o administrador da chamada também será capaz de definir que pode ficar nela.

O uso pode ser feito tanto por via dispositivos móveis quanto na versão web, sem necessidade de downloads adicionais. E quem estiver utilizando tablets ou celulares também pode usar os já conhecidos filtros de realidade aumentada disponíveis no Messenger, além de alguns novos recursos turbinados por inteligência artificial, a exemplo de cenários imersivos em 360 graus e iluminação ambiente.

O site Canaltech entrou em contato com a assessoria do Facebook para tirar a dúvida sobre a necessidade de ter o app Facebook Messenger ou uma conta na rede social. "Não é necessário ter o aplicativo do Messenger instalado para participar de uma sala. Você poderá participar de uma conversa no Messenger Rooms sem ter uma conta no Facebook, mas você precisará de uma conta para criar uma sala", respondeu um porta-voz.

A companhia adianta que pretende estender essa ferramenta no Direct do Instagram e via WhatsApp. O recurso será lançado em alguns países — não está claro se o Brasil está na lista inicial — nos próximos dias e deve aparecer em outras praças muito em breve. O Zoom que se cuide, pois é uma clara intenção de bater de frente com esse concorrente no setor.

Confirmado o aumento de participantes nas videoconferências do WhatsApp

Há alguns dias, houve um vazamento sobre linhas de programação de uma versão beta do WhatsApp, indicando que o mensageiro poderia aumentar o número de participantes em um bate-papo audiovisual. Agora, o próprio Facebook, que é dono do utilitário, confirmou que a novidade está chegando.

As informações oficiais não adiantaram detalhes, mas esse recurso foi flagrado tanto no iOS quanto no Android. Assim, as chamadas vão comportar até oito participantes. Por enquanto não há uma previsão de estreia, mas, como foi anunciado pela própria página de imprensa do Facebook no Brasil, pode ser que seja lançado nos próximos dias.

Fonte: Canaltech; Facebook Newsroom.

Compartilhe
Conteudo Relacionado