Pets: chocolate pode fazer mal a saúde dos cachorros

O chocolate é uma das comidas mais consumidas no mundo inteiro por seu cheiro, sabor e até benefícios para saúde quando consumido moderadamente. O chocolate ajuda a combater o câncer de intestino, proporciona sensação de bem-estar, faz bem à saúde cardiovascular, durante gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão), alivia dores, ajuda o corpo a se recuperar da atividade física, entre tantos outros benefícios. Mas isso no corpo humano.

Você já ouviu falar que cachorros podem morrer se comerem chocolate?

O médico veterinário Ricardo Costa Figueiredo disse que os cães podem apresentar diversos problemas de saúde e até morrerem se ingerirem chocolate. Há uma substância presente no chocolate chamada Teobromina, que não é metabolizada pelo organismo do cachorro e causa grandes transtornos dependendo da quantidade que ingeriu.

A Teobromina é uma substância da mesma família da cafeína e é normalmente encontrada no cacau, matéria-prima do chocolate. Está presente também na semente do guaraná, na erva-mate e outros vegetais. Nos humanos, a teobromina é usada como um vasodilator (um alargador de vaso sanguíneo), ajuda a eliminar a urina e estimulante do coração. Há também pesquisas na prevenção do câncer.

“Alguns chocolates têm níveis de Teobromina mais elevados que os outros. Quanto mais puro e concentrado for o chocolate mais desta substância ele vai ter, consequentemente mais chances de intoxicação o animal pode apresentar. Dependendo do porte do animal, da quantidade de chocolate que ele ingerir e da sua sensibilidade ao alimento, ele pode até mesmo entrar em coma e morrer”, disse o médico.

Segundo Ricardo, a dose tóxica para cão gira em torno de 100mg e 150mg por quilograma de peso, e a dose que pode causar coma e óbito 250mg e 500mg por quilo.

barra de chocolate
Foto: Pixabay.

E o que acontece ao cachorro quando come chocolate?

Os principais sintomas que podem ocorrer no cachorro quando ingere uma quantidade significativa de chocolate são: vômito, diarreia, respiração acelerada, inquietação, taquicardia, convulsões, urina frequente. O tutor ao perceber que o pet ingeriu chocolate deve consultar o médico veterinário e ficar atento às 24 horas seguintes, pois é provável que possa surgir um desses sintomas. Fases posteriores ao envenenamento por teobromina incluem ataques epiléticos e morte.

“Alguns cães ao ingerirem chocolate apresentam vômito imediatamente e não evoluem para algo mais grave”, alerta o veterinário.

O que fazer se o meu cão comeu chocolate?

O veterinário orienta que se o cão ingeriu recentemente o chocolate, em até 3 horas pode ser feita a indução do vômito. Mas o procedimento é emergencial e deve ser feita pelo médico veterinário, pois não existe um antídoto para intoxicação com teobrominas. Nos casos de intoxicação por chocolate deve-se estipular um tratamento de suporte até estabilização do quadro clínico que o animal esteja apresentando.

E fique atento, pois existem outros alimentos comuns aos humanos, mas os cães não podem comer! A maioria apresenta substâncias nocivas para o organismo do pet ou não metabolizam muito bem o alimento fazendo que causem transtornos gastrintestinais. Alguns desses alimentos são:

Abacate, alho, bebidas alcoólicas, café, carnes e ovos crus, cebola, chiclete, comidas gordurosas, doces, massas, nozes, romã e uva.

Outro ponto importante a ser destacado é que os cães podem ter alimentos “humanos” na dieta, mas com atenção ao que é dado a ele. Deve-se ter cuidado na hora de preparar os alimentos para o cão, devendo seguir uma dieta exclusiva para eles, preparada conforme a necessidade de cada pet, podendo até ser associada com a ração.

“Dieta com alimentos “humanos” pode ser oferecida, mas é bom deixar claro que a comida preparada para família não é a opção mais saudável para os cães. As necessidades nutricionais do pet são diferentes das nossas”, disse o médico veterinário.

A recomendação é consultar com médico veterinário especializado na área de nutrição, para evitar que o pet ganhe peso demais e tenha problemas futuros.

Abaixo, alguns alimentos que podem ser oferecidos aos cães:

Abobrinha, alface, arroz, banana, banana, batata (doce e comum), beterraba, brócolis, carne, cenoura, cenoura, chuchu, couve-flor, fibras, goiaba, laranja, maçã, manga, melão, morango, peixe e pera.

A Páscoa vem aí e será celebrada no dia 12 de abril, em 2020. As lojas se prepararam e já expõem produtos feitos com chocolate. Mas tenha bastante atenção, não ofereça ao seu cão e em caso de dúvidas procure um profissional veterinário.

Compartilhe
Saiba Mais
Conteudo Relacionado