O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, de janeiro até agora, foram registrados 1.177 casos de AVC no Maranhão, um quantitativo inferior ao total do ano de 2023, que contabilizou 1.807 casos. Apesar da redução, os números ainda são preocupantes.
Segundo especialistas, a detecção precoce e o tratamento imediato são essenciais para reduzir as sequelas da doença, que incluem sintomas como fraqueza súbita, dificuldade para falar, perda de equilíbrio e dor de cabeça intensa. A rapidez no reconhecimento e tratamento é crucial para minimizar sequelas. Fatores de risco, como hipertensão, diabetes e até mesmo o tabagismo, podem ser controlados com hábitos saudáveis.
Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.