Além de garantir diversão e o lazer, o Carnaval do Maranhão também teve forte impacto econômico. A festa movimentou R$ 35 milhões apenas em São Luís, gerando emprego e renda para a população.
Essa cifra não leva em conta o impacto da festa nas demais cidades maranhenses. Ou seja, o montante em todo o Estado é significativamente maior.
Toda a cadeia do turismo e do lazer ganha com a festa. Os hotéis atraem muitos turistas. A indústria de bebidas vende mais. As empresas que fazem passeios também.
Além disso, há a indústria do entretenimento, que emprega muita gente e dá um salto neste período. O mercado publicitário também fica bastante agitado.
Para movimentar todo esse mercado, é preciso gente trabalhando. Por isso, é um período importante para a geração de renda.
E, claro, há o comércio informal, que ajuda milhares de pessoas na capital.
“Nos últimos anos, o Carnaval do Maranhão tem atraído turistas e incrementando a economia com a movimentação da rede hoteleira e do comércio local”, disse o secretário de Estado de Cultura, Anderson Lindoso.
A Confederação Nacional do Comércio previu a contratação, para este carnaval 2020, de 25 mil trabalhadores temporários em todo o Brasil. É um aumento de quase 3% em relação ao ano passado.
Com informações do Governo do Maranhão.