Covid-19 deixa 9 milhões de crianças sem acesso às refeições escolares

crianças à mesa
Foto: FAO/Ubirajara Machado.

Cerca de 9 milhões de crianças estão sem acesso à merenda escolar após o fechamento das escolas para conter o novo coronavírus. 

Com a interrupção das aulas, estes alunos deixaram de ter alimentos em seus estabelecimentos de ensino. Esse número deverá aumentar nos próximos dias e semanas com a onda de suspensões, segundo o PMA.

Implicações  

A agência implementa o programa de merenda escolar em 30 países que já fecharam as aulas de forma parcial ou total. Mais de 100 nações interromperam as aulas. Em vários outros países, as suspensões localizadas podem se tornar nacionais. 

De acordo com a agência da ONU, essas medidas têm implicações enormes não somente no aprendizado das crianças, mas também em vários aspetos importantes de suas vidas. 

A agência destacou ainda que tem apoiado a alimentação de 87 milhões de pessoas em todo o mundo, como parte da resposta humanitária global à pandemia de covid-19.

Necessidades  

No total, estima-se que 860 milhões de crianças e jovens possam ser dispensadas por escolas e universidades devido à pandemia. O número equivale à metade da população estudantil do mundo. 

Ao todo, mais de 300 milhões de crianças em idade escolar precisam do apoio do PMA no mundo.  

Com governos e parceiros, a agência da ONU atua em vários campos para que as crianças em idade escolar e suas famílias continuem recebendo apoio alimentar e nutricional em tempos de crise do novo coronavírus. 

Em países onde as escolas ainda estão abertas, a prioridade é garantir que são observados padrões de higiene, comportamento e segurança alimentar. Entre essas medidas está o distanciamento social para mitigar o risco de aumento de infecções.

Acesso 

A agência disse que também está trabalhando com parceiros para melhorar o acesso à água e ao saneamento. 

No caso de países com escolas fechadas, o PMA avalia quais seriam as possíveis alternativas, que incluem fornecer alimentos para consumir em casa em vez das refeições, entregar comida ao domicílio e fornecer dinheiro ou coupons.

Resposta 

Para o caso de governos que introduzem programas de rede de segurança de emergência em resposta ao covid-19, o PMA defende que as crianças em idade escolar primária sejam incluídas na população mais frágil. 

Cerca de 61 países adotam programas de alimentação escolar abrangem em todo o mundo e servem como uma rede crítica de segurança social para famílias pobres e vulneráveis. 

Com ONU News.

Compartilhe
Conteudo Relacionado