O período de matrícula para os candidatos classificados no processo seletivo de alunos do IEMA – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – começa na quarta-feira, dia 8 de janeiro.
Veja aqui a lista dos candidatos aprovados
A princípio, o processo iniciaria na segunda, dia 6. Em suas redes sociais, o Instituto explicou o que ocorreu: mudança do computador/servidor do prédio alugado (localizado no Cohafuma) para o prédio próprio do IEMA (anexo UP Centro) com o objetivo de preservar os dados do sistema acadêmico da instituição. De acordo com o IEMA, ao mudar para local próprio, o Instituto vai gerar uma economia para o Tesouro Estadual de mais de R$ 1 milhão num período de quatro anos.
Por meio de sua Diretoria de Ensino (Diren), o IEMA divulgou uma circular referente à realização de matrículas, rematrículas e orientações para o início do ano letivo, bem como retificação do edital de Processo Seletivo nº 18/2019. O documento foi direcionado aos gestores das unidades plenas de Axixá, Bacabeira, Bacelar Portela, Brejo, Coroatá, Cururupu, Gonçalves Dias, Matões, Pindaré-Mirim, Presidente Dutra, Santa Inês, São José de Ribamar, São Luís Centro, São Luís Itaqui Bacanga e Timon. A circular informa que no dia 8, às 8h, estará disponível por meio do Ibutumy (Sistema de Gestão Acadêmica) a listagem com os nomes dos estudantes habilitados para a matrícula.
Além da matrícula, o documento trata também da rematrícula e, em ambos os casos, afirma que deverão ser realizadas pelo secretário escolar e pelo gestor (a) administrativo (a) – financeiro (a) através do Sistema de Gestão Acadêmico.
Foram mais de 2,5 mil estudantes aprovados no seletivo, sendo 62,15% meninas. Entre os candidatos, 74,94% são de escola pública e 54,84% atendidos pelo programa social Bolsa-Família.
O candidato deve realizar a matrícula na unidade plena a qual foi selecionado apresentando os documentos obrigatórios solicitados no edital Nº 18/2019.
Os procedimentos de matrícula e rematrícula dos estudantes nas unidades plenas estão previstos para acontecer no período de 8 a 30 de janeiro, sendo que a matrícula para os candidatos classificados será nos dias 8, 9, 10, 13 e 14. A rematrícula será de 15 a 17 e também nos dias 20 e 21. A matrícula da primeira convocação de excedentes é de 22 a 24, enquanto a matrícula da segunda convocação de excedentes acontece nos dias 29 e 30 de janeiro.
No IEMA o ano letivo 2020 vai começar dia 3 de fevereiro. O término está previsto para o dia 6 de janeiro de 2021.
Expansão
Em 2020, o Iema chegará a 17 unidades entre plenas com as UPs São Luís Bacelar Portela, São Luís Rio Anil, São Luís Gonçalves Dias e São Vicente Férrer.
Dados da Diretoria de Ensino do IEMA mostram que 7.416 inscrições foram registradas, um aumento percentual de 5,7% em relação ao número de inscritos no seletivo de 2019.
Com informações do IEMA.