Professores da Rede Municipal de São Luís protestam por melhorias nas condições de trabalho

Professores da Rede Municipal de São Luís protestam por melhorias nas condições de trabalho
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

Professores da rede municipal de ensino realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (9), reivindicando pelo pagamento de titulações pendentes como, do pagamento do adicional de difícil acesso, os precatórios do FUNDEF, e por melhorias nas condições de ensino.

A Vilenir (foto) é professora do município há mais de 20 anos, ela conta que as condições das escolas estão cada vez mais precárias. Segundo a servidora, as salas estão sem objetos básicos de ensino, como apagadores por exemplo.

Segundo os professores, os precatórios do FUNDEF, que são os fundos de manutenção da educação básica, ainda não foram repassados. Os servidores também apoiam a revogação do novo ensino médio. A expectativa é que as reivindicações sejam atendidas neste semestre.

De acordo com o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de São Luís (Sindeducação), 25% dos professores da rede municipal têm registrado doenças psicológicas devido às condições de trabalho. Segundo os professores, além dos problemas físicos, o estresse diário também tem prejudicado a saúde física deles.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que a atual gestão tem garantido os direitos estatutários dos profissionais do magistério de São Luís. Em 2023, foi concedido o maior reajuste da história, de 15% para toda a categoria e asseguradas progressões horizontais e verticais de mais de 2.500 professores, que serão implantadas de forma retroativa na folha do mês de agosto.

A Semed comunica, ainda, que por meio do Programa Escola Nova tem garantido a melhoria das condições de trabalho, com a reforma de 160 escolas municipais e quadras poliesportivas, nos últimos 2 anos. No mês de agosto, mais 20 Unidades de Ensino Básico serão entregues totalmente reformadas.

E ressalta que a paralisação realizada nesta quarta-feira (9), faz parte de uma agenda nacional, mas não compromete o calendário letivo de 2023. A Semed reafirma o compromisso da atual gestão com os professores e com a melhoria dos indicadores educacionais das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís.

Mais informações na reportagem de Lorena Cavalcante, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record TV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado