UEMA divulga resultado final do PAES 2021

UEMA divulga resultado final do PAES 2021
Foto: divulgação/UEMA.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou na tarde desta quinta-feira (5), o resultado final do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2021.

A UEMA decidiu antecipar para esta quinta-feira a divulgação do conforme o edital do PAES 2021. Antes a previsão de divulgação do resultado seria dia 6 de agosto.

A cerimônia de entrega oficial do resultado foi transmitida pela internet.

O resultado está disponível no site do PAES. Lá é possível encontrar os resultados de reserva de vagas para o campus UEMA e UEMASUL, incluindo reserva de negros e índios e pessoas com deficiência além dos resultados do CFO.

PAES 2021

O PAES 2021 selecionou candidatos para os cursos de graduação, na modalidade presencial. Nesta edição do vestibular, foram ofertadas 4.080 vagas para Cursos de Graduação dos campi da UEMA e 855 vagas para a UEMAsul.

Os cursos mais concorridos desta edição são Curso de Formação de Oficiais PMMA – Sistema Especial de Reserva para Candidatos Negros (329 candidatos por vaga), Curso de Formação de Oficiais PMMA -Sistema Universal de Vagas (280 candidatos por vaga) e Medicina – Sistema Universal de vagas (153,48 candidatos por vaga).

No PAES 2021, inscreveram-se 43.956 candidatos. Desse total, compareceram aos locais de prova cerca de 56% deste quantitativo, o que corresponde a 24.487 candidatos.

Por conta da pandemia da COVID-19, as provas foram aplicadas em etapa única para dois grupos de candidatos de acordo com a opção de curso. Dessa forma, a aplicação aconteceu em dois dias para evitar aglomeração. Em cada etapa única, os candidatos responderam 44 questões objetivas de múltipla escolha e produziram redação sobre um tema específico.

As provas em etapa única do PAES 2021 aconteceram nos dias 4 e 5 de julho.

No domingo (4), fizeram as provas os candidatos que optaram por um dos seguintes cursos: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Matemática Licenciatura, Física Licenciatura, Curso de Formação de Oficiais – CBMMA, Química Licenciatura, Engenharia de Pesca, Agronomia Bacharelado, Ciências Biológicas Licenciatura, Medicina Veterinária, Enfermagem, Medicina, Zootecnia, Educação Física Licenciatura, Ciências Naturais Licenciatura e Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.

Cerca de 24 mil candidatos faziam parte desse primeiro grupo de prova. E um total de quase 60% desse quantitativo compareceram aos locais de prova.

O tema da redação foi “É possível pensar em um Brasil contemporâneo com “B” maiúsculo sem os males que se enraizaram desde o passado?”.

Já na segunda-feira (5), foi a vez dos candidatos que escolheram uma dessas opções: Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas – com opção de prova de língua estrangeira em Inglês/ Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – com opção de prova de língua estrangeira em Inglês; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas – com opção de prova de língua estrangeira em Espanhol; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – com opção de prova de língua estrangeira em Espanhol; Pedagogia Licenciatura; Música Licenciatura; Direito Bacharelado; Administração Bacharelado; Ciências Contábeis Bacharelado; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial; História Licenciatura/ Geografia Licenciatura e/ou Bacharelado; Engenharia Florestal; Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental; Ciências Sociais – Bacharelado e/ou Licenciatura; Curso de Formação de Oficiais – PMMA e Filosofia Licenciatura.

Compareceram aos locais de provas 10.781, cerca de 56% do quantitativo esperado.

O tema da redação foi “De acordo com muitos estudiosos, Macunaíma retrata a autenticidade brasileira. Essa obra representa, de fato, o brasileiro como ele é? Por quê?”.

Compartilhe
Conteudo Relacionado