UFMA: parceria desenvolve 1º nanossatélite do NE

UFMA: parceria desenvolve 1º nanossatélite do Nordeste
Foto: divulgação/UFMA.

Uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e outras instituições, como a Fundação Sousândrade, possibilitou que o curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA desenvolvesse um dos primeiros nanossatélites de propriedade brasileira. A previsão é de que o equipamento, da categoria CubeSats (pequenos satélites de pesquisas espaciais e para comunicações com solo terráqueo), seja lançado em 2022 no espaço.

Projetos como esse seguem uma tendência internacional de lançamento de foguetes para satélites menores denominada New Space. Diversas organizações governamentais e empresas no mundo todo estão desenvolvendo equipamentos menores e com ciclo de vida mais curto, como o projeto do Cubesat da UFMA, baseado em módulos padronizados de dez centímetros cúbicos.

Denominado Aldebaran I, o nanossatélite desenvolvido pela UFMA, além de possibilitar o desenvolvimento da pesquisa e da inovação na instituição, tem diversas funções sociais, como a de retransmitir sinais para auxiliar no resgate de pescadores e embarcações na região do município de Raposa (MA). Ele receberia o sinal do pescador perdido e emitiria para a estação mais próxima, indicando o local onde estaria o pescador, para que fosse resgatado o mais rápido possível. Outra função, seria a de mapear zonas de queimadas em regiões maranhenses.

A equipe de desenvolvimento do projeto conta, exclusivamente, com docentes e discentes da UFMA, entre eles, o professor de Engenharia Elétrica, Luís Cláudio Silva; o professor de Ciências da Computação, José de Ribamar Braga; e o professor de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Carlos Brito, que é coordenador do projeto CubeSat e do curso de graduação em Engenharia Aeroespacial da UFMA. Além dos docentes, 18 alunos do curso de Engenharia Aeroespacial participam e trabalham diretamente no aprimoramento do projeto.

No Brasil, seis instituições, além da UFMA, oferecem o curso de Engenharia Aeroespacial: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade de Brasília (UNB); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do ABC (UFABC).

Fonte: UFMA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado