Eduardo Braide é eleito prefeito de São Luís em 2º turno

Eduardo Braide é eleito prefeito de São Luís em 2º turno
Foto: Braide e vice, Esmênia. Foto: Eduardo Braide/Facebook.

Eduardo Braide (PODEMOS) foi eleito prefeito de São Luís em 2º turno neste domingo, dia 29 de novembro, vencendo o candidato Duarte Jr. (REPUBLICANOS) na disputa.

Com 100% das seções totalizadas, Braide teve 55,53% dos votos válidos (270.557), enquanto Duarte teve 44,47% dos votos válidos (216.665). O resultado preliminar com a vitória saiu por volta das 18h30.

No primeiro turno, realizado no dia 15 de novembro, Braide levou 37,77% dos votos válidos e Duarte Jr. teve 22,16%.

Depois resultado, Braide foi ao seu comitê comemorar a vitória e no local fez seu primeiro pronunciamento.

Acompanhe mais detalhes reportagem de Marcos Martins:

SAIBA MAIS

Braide e Duarte vão disputar prefeitura em 2º turno

EDUARDO BRAIDE

Candidato a prefeito de São Luís pelo Podemos, o deputado Eduardo Salim Braide tem 44 anos. Sua coligação, “Pra frente São Luís”  reúne os partidos PODE, PSD, PMN, PSC, PSDB. A candidata a vice é Esmênia Miranda Ferreira da Silva. Foi eleito deputado estadual pelo PMN em 2010. Em 2016, disputou o segundo turno pela prefeitura de São Luís com Edivaldo Holanda Jr. Em 2018, Braide foi eleito deputado federal. Em dezembro de 2019 oficializou a filiação ao PODEMOS. Em agosto de 2020, o PSDB do Maranhão, anunciou apoio a Braide na disputa pela Prefeitura de São Luís.

VEJA AQUI AS PROPOSTAS DE BRAIDE

 SAIBA MAIS

Eleições 2020: Eduardo Braide apresenta propostas na TV Cidade

Em entrevista à TV Cidade, Braide firmou compromisso de construção de creches de tempo integral, apoiar políticas públicas para pessoas em situação de rua, realizar um levantamento para identificar pontos de conexão entre os bairros da cidade onde a prefeitura pode intervir na infraestrutura, Estimular atrações culturais e turísticas o ano inteiro e trazer de volta ônibus articulados com viagens expressas entre terminais.

No último dia 24 de novembro a então candidata à vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda Ferreira da Silva testou positivo para o novo Coronavírus.

esmênia
Esmênia Miranda. Foto. Eduardo Braide/Facebook.

Na quarta-feira (25) Braide anunciou que não contraiu a Covid-19. A informação foi dada por meio de redes sociais, nas quais o candidato compartilhou a imagem do resultado do exame negativo para infecção por novo Coronavírus.

DUARTE JR.

O deputado estadual Hildelis Silva Duarte Junior tem 34 anos. Foi candidato a prefeito de São Luís pela coligação Resgate o Amor Pela Ilha. A candidata à vice é a advogada Fabiana Vilar Rodrigues, 34 anos. É advogado, professor, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduando em Gestão Pública pela UEMA. Ex-presidente do PROCON Maranhão, do VIVA e dos PROCONs Nordeste, de 2015 a 2018.

No último dia 12 de novembro, Duarte Jr. anunciou que testou positivo para Covid-19. Por isso se afastou dos últimos dias de campanha e não compareceu no dia da votação por orientação médica. Duarte Jr. foi o terceiro candidato a prefeito de São Luís infectado pelo novo Coronavírus. O primeiro foi Carlos Madeira (SOLIDARIEDADE). O segundo foi Rubens Jr. (PCdoB), diagnosticado no dia 5 de outubro.

Em entrevista a TV Cidade, Duarte disse que pretende encarar os desafios da educação com experiência no trabalho como professor, comentou a destinação de emendas para a UEMA em vagas de pós-graduação para professores da rede pública e quer priorizar uma gestão especial para os que mais precisam.

Além de Duarte, Braide concorreu com mais 8 candidatos ao cargo de prefeito de São Luís, sendo Bira do Pindaré (PSB), Franklin Douglas (PSOL), Hertz Dias (PSTU), Jeisael Marx (REDE SUSTENTABILIDADE), Neto Evangelista (DEM), Rubens Pereira Jr (PCdoB), Silvio Antônio (PRTB) e Yglésio Moyses (PROS). Os candidatos Adriano Sarney (PV) e Carlos Madeira (SOLIDARIEDADE) desistiram.

duarte
Duarte Jr. Foto. reprodução/Facebook.

PLEITO EM 2020

As eleições em 2020 foram adiadas e foram realizadas nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno) de acordo com a Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho.

No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores.

De acordo com os dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147.918.483 eleitores brasileiros vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.

ESTATÍSTICAS DAS ELEIÇÕES EM SÃO LUÍS NO 2º TURNO

Eleitores aptos a votar: 699.654

Seções eleitorais: 1.824

Urnas substituídas: 16

Votos válidos: 519.050

Votos brancos: 12.179 · 2,34%

Votos nulos: 19.649 · 3,79%

Abstenções: 25,85% (180.904).

Compartilhe
Conteudo Relacionado