Eleições 2020: Neto Evangelista apresenta propostas em entrevista na TV Cidade

Eleições 2020: Neto Evangelista apresenta propostas em entrevista na TV Cidade
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

Começou nesta terça-feira (20) a série de entrevistas promovida pela TV Cidade com os candidatos à Prefeitura de São Luís, no programa Eleições 2020.

O primeiro entrevistado foi Neto Evangelista (DEM). Ao longo de aproximadamente 40 minutos, o candidato respondeu a uma série de perguntas feitas pelos apresentadores da TV Cidade, Ailton Nunes e Gabriela Almeida. Os temas foram: educação, assistência social, infraestrutura, emprego e renda, saúde e transporte.

EDUCAÇÃO

Para o assunto educação, Neto Evangelista afirmou que no ano de 2021 a prefeitura deverá realizar a retomada do calendário letivo de 2020, prejudicado por conta da pandemia. Esse calendário pedagógico será montado junto aos professores. Falou também em focar no que ele chamou de “tripé na educação”: infraestrutura, avaliação permanente dos alunos e por fim, formação continuada dos alunos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O candidato quer combater a desigualdade social usando a experiência adquirida como secretário estadual do Desenvolvimento Social, instaurando o programa Mais Renda São Luís e reforçando restaurantes populares.

INFRAESTRUTURA

Algumas secretarias serão extintas e outras serão criadas. Como exemplo, citou a Secretaria de Manutenção da Cidade. Se eleito, o candidato quer dividir a cidade em zonas, cada uma com uma prefeitura subordinada. Quer investir em infraestrutura viária, continuando os feitos do programa São Luís em Obras e investir em fiscalização. Quer realizar grandes investimentos em mobilidade urbana, resolvendo problemas básicos, mas pensando no futuro da cidade. Quanto à acessibilidade o candidato afirma que será competência da Secretaria de Manutenção a ser criada em sua gestão.

EMPREGO E RENDA

Para incentivar emprego e renda, o candidato quer investir no programa Mais Renda São Luís. O foco é a capacitação para mães de família e a inserção no mercado de trabalho. Será instalada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vai pensar na atração de investimentos. Neto Evangelista quer pensar em São Luís como uma cidade portuária, incentivar capacitações feitas por empresas que se instalam na capital. Falou ainda da indústria do turismo, com foco no potencial praiano, histórico, cultural, além de explorar a cultura popular.

SAÚDE

O candidato disse que quer valorizar os profissionais de segurança, limpeza (garis) e saúde. Não prometeu aumento de salário, pois há impedido legal de aumentar despesas até dezembros de 2021. Disse que vai tentar zerar filas em postos e reforçar saúde da família. Quer capacitar profissionais de saúde e qualificar unidades de saúde. Falou em abolir a central de marcação de consultas, fazendo cada unidade de saúde uma central de marcação.

TRANSPORTE

Neto Evangelista quer criar a Secretaria de Transportes e instituir uma empresa que cuidará apenas do trânsito. Que dobrar o número de faixas exclusivas para os ônibus, trocar os abrigos em pontos de ônibus por outros mais seguros. Disse que a gestão dele vai respeitar o contrato atual a partir da licitação de transportes, mas fará fiscalização. Quer ainda permitir os benefícios dos Terminais de Integração em qualquer parada de ônibus usando o bilhete único.

Abaixo, a entrevista completa com o candidato Neto Evangelista (DEM), a prefeito de São Luís.

Assista:

VEJA AQUI A PROPOSTA DE GOVERNO DE NETO EVANGELISTA, NA ÍNTEGRA.

O próximo entrevistado será o candidato Franklin Douglas (PSOL), nessa quarta-feira (21). O último programa está previsto para ser exibido no dia 2 de novembro. As entrevistas serão exibidas sempre após o programa Balanço Geral-MA, às 14h30.

O programa Eleições 2020 terá cerca de 40 minutos com entrevistas individuais com todos os candidatos, conduzidas pelos apresentadores e com a participação dos repórteres da TV Cidade.

ORDEM DAS ENTREVISTAS

No último dia 6 de outubro foi realizado o encontro com representantes dos candidatos na sede da TV Cidade para definir as datas das sabatinas e reforçar a aplicação de todas as normas de segurança sanitárias necessárias para evitar a proliferação do novo Coronavírus.

De acordo com o diretor do programa, Clécio Bertozzi, caso um dos candidatos seja diagnosticado com a Covid-19 durante a veiculação dos programas, haverá possibilidade da entrevista ser realizada por meio de videoconferência. O objetivo é garantir um bom tempo para cada candidato apresentar suas propostas para o pleito deste ano.

Na ocasião, ficou decidida a ordem das entrevistas.

Confira:

20/10: Neto Evangelista (DEM)
21/10: Franklin Douglas (PSOL)
22/10: Yglésio Moyses (PROS)
23/10: Hertz Dias (PSTU)
26/10: Rubens Pereira Jr. (PCdoB) 
27/10: Eduardo Braide (Podemos)
28/10: Bira do Pindaré (PSB)
29/10: Duarte Júnior (Republicanos) 
30/10: Silvio Antônio (PRTB) 
02/11: Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade)

PLEITO EM 2020

As eleições em 2020 foram adiadas e acontecem nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno - se houver) de acordo com a Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho.

No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores.

De acordo com os dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147.918.483 eleitores brasileiros vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.

Desde o dia 27 de setembro os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.

Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020.

Apesar do adiamento das eleições, a propaganda eleitoral continuará seguindo as normas estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610/2019, que regulamenta a matéria. Esse é um tema sensível do Direito Eleitoral, uma vez que a violação das regras da propaganda figura como uma das principais causas de judicialização dos pleitos e causa de cassação de diplomas e mandatos.

Compartilhe
Conteudo Relacionado