Em São Luís, 699 mil eleitores devem voltar às urnas no 2º turno

Os 699.654 eleitores de São Luís deverão votar neste domingo (29), no segundo turno das eleições da capital maranhense, para escolherem o novo prefeito da cidade pelos próximos 4 anos - a partir de janeiro de 2021. A disputa é entre Eduardo Braide e Duarte Jr e a votação inicia às 7h e encerra às 17h em 1.824 seções eleitorais de 262 locais.

A Justiça Eleitoral lembra que as mesmas regras do 1º turno valem para este segundo: uso obrigatório de máscara; portar um documento oficial com foto - que pode ser o aplicativo e-título (válido apenas para aqueles que têm a biometria cadastrada); se possível, que o eleitor leve sua caneta para assinar o caderno de votação; que seja mantido o distanciamento nas filas; e uso do álcool em gel (disponível nas seções) para higienização das mãos ao entrar e sair das seções.

Para este 2º turno em São Luís, que é a única cidade do estado em que é possível ter este tipo de eleição por possuir mais de 200 mil eleitores e nenhum candidato ter alcançado a maioria dos votos no 1º turno, trabalharão 6 juízes, 6 chefes de cartório, cerca de 8 mil mesários, além de servidores do Tribunal, colaboradores e estagiários.

Segurança

O Gabinete de Segurança das Eleições funcionará na sede do TRE-MA também nos mesmos moldes do dia 15/11 e força federal – leia-se atuação do Exército, através do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, está autorizado pelo TSE a atuar, com cerca de 300 homens. Da Polícia Militar estão previstos atuarem cerca de 1.400. Do Corpo de Bombeiros 330 que atuarão na guarda das urnas eletrônicas e da polícia federal mais 37.

Locais de votação

Por diversas razões, inclusive por causa da pandemia, ocorreram mudanças dos locais de votação para alguns eleitores e, por isso, é importante que o eleitor verifique a sua situação com antecedência. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão disponibiliza diversas opções para realizar essa consulta:

Ouvidoria

Sobre o assunto, o eleitor pode confirmar o seu local de votação pelo número 0800 098 5000, entre 7h e 18h.

Chatbot

Assistente virtual através do chatbot do Tribunal Superior Eleitoral, disponível pelo número (61) 9637-1078.

Site

Para verificar o local de votação no site do TRE-MA, basta acessar o link “Eleitor e eleições” e depois “Título e locais de votação”. O sistema permite a consulta por nome completo, título ou ainda por zona e seção ou local de votação com visualização no mapa. É preciso informar a data de nascimento e o nome da mãe, ambos exatamente como estão no cadastro da Justiça Eleitoral.

Aplicativo E-título

Se você baixar o e-Título em seu celular, poderá contar com a facilidade de conferir o local de votação através do aplicativo. Basta acessar o app e clicar em “Onde votar”. Caso tenha ocorrido alguma alteração, você visualizará uma mensagem: “Atenção! Seu local de votação mudou. Nesse pleito você votará em um local diferente.” Clicando em “Ver Novo local” será possível descobrir o local atual.

O app pode ser baixado para smartphone ou tablet nas plataformas iOS ou Android até as 23h59 do sábado, dia 28/11. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

Fonte: TRE/MA

 

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado