A hemorragia pós-parto é definida como a perda sanguínea maior ou igual a 500 ml em partos normais ou 1 litro em cesáreas, nas primeiras 24 horas após o parto, ou qualquer perda sanguínea capaz de causar instabilidade hemodinâmica. Segundo a enfermeira obstetra Yasmin Gonçalves, a hemorragia pós-parto pode ser classificada como primária, quando ocorre nas primeiras 24 horas, ou secundária, quando ocorre entre 24 horas após o parto e 6 a 12 semanas.
De acordo com um estudo realizado pela Revista JRG de Estudos Acadêmicos no Maranhão, entre 2014 e 2022, foram registradas 72 mortes por hemorragia pós-parto, resultando em uma média anual de 7,2 ocorrências. As mulheres pardas são as maiores vítimas, representando 76,4% dos óbitos.
Mais informações na reportagem de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.