Dados de 2021 apontam que a pandemia foi responsável por pelo menos um oitavo dos casos de crianças e adolescentes que perderam um dos pais no estado. Até aquele ano, estima-se que 463 menores de idade enfrentaram a dor da perda de um dos genitores devido a essa crise.
Segundo os cartórios de registro civil do estado, mais de 1,2 mil crianças e adolescentes de até 17 anos ficam órfãos de um dos pais por ano no Maranhão. De acordo com a presidente da ARPEN/MA, Gabriela Caminha, o levantamento cobre o período de 2021 a 2024, quando foi possível cruzar os dados dos CPFs dos pais registrados em óbitos com os registros de nascimento de seus filhos. Esse cruzamento permitiu determinar, com precisão, o número de órfãos no estado ano a ano.
Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.