Maranhão marca presença na construção de políticas globais do G20

Maranhão marca presença na construção de políticas globais do G20
Foto: divulgação.

O Maranhão conquistou representatividade significativa no G20 através da participação de Juliana Nogueira e Vinicius Sirino como delegados do Startup20. Juliana, mestre e doutoranda em Cultura e Sociedade PGCULT-UFMA, e Diretora de Pesquisa do Gamezônia, além de sua função como delegada, teve participação ativa na construção de dois documentos fundamentais: o Startup20 Communiqué e o F20 Communiqué (Favela20).

Enquanto Vinicius Sirino, advogado e CEO do Gamezônia, contribuiu como delegado do Startup20, Juliana expandiu sua atuação integrando os grupos de trabalho responsáveis pela elaboração dos comunicados. Como articuladora do grupo de Transformação, Inclusão Cultural e Digital no Favela20 e membro do grupo de trabalho de Investimentos do Startup20, ela contribuiu para discussões que resultaram em marcos importantes, incluindo o compromisso de investimento de US$ 1 trilhão anuais em startups pelos países do G20.

'Durante um ano intenso de encontros presenciais e online, tivemos a oportunidade de ampliar a visão de investimentos para alcançar grupos historicamente excluídos, como quebradeiras de coco e ribeirinhos. A participação de representantes dessas comunidades enriqueceu significativamente as discussões e recomendações finais', destaca Juliana.

Os documentos, que servirão como diretrizes para políticas públicas nos países do G20, são resultado de um processo colaborativo que uniu diferentes setores da sociedade. A integração entre academia e inovação, representada pela pesquisa doutoral de Juliana, bolsista CNPq e orientanda da Profa. Dra. Conceição Belfort, reforça a importância de conectar economia, pesquisa e desenvolvimento social.

'Trazer essa discussão para a academia é essencial para construirmos um futuro onde desenvolvimento econômico e justiça social caminhem juntos. A participação maranhense nesses espaços demonstra nosso potencial de contribuição para políticas globais de inovação e inclusão', explica Juliana.

Sobre o Gamezônia 

Startup maranhense que utiliza gamificação para promover educação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.

Link para baixar os documentos:

Comuniques

Compartilhe
Conteudo Relacionado