Descarte irregular de esgoto na Ponta d'Areia é alvo de fiscalização em São Luís

Descarte irregular de esgoto na Ponta d'Areia é alvo de fiscalização em São Luís
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

A Delegacia de Meio Ambiente identificou o descarte de esgoto sem tratamento na Praia da Ponta d’Areia, em São Luís. A fiscalização, motivada por denúncias de moradores e frequentadores devido ao forte odor na região, apontou um edifício comercial situado na Avenida dos Holandeses como um dos responsáveis pela irregularidade.

Registros feitos por especialistas indicam que a situação na faixa de areia da Ponta d'Areia é recorrente. Imagens capturadas em anos anteriores já mostravam o despejo direto de efluentes no mar, cenário que permanece semelhante na atualidade.

De acordo com o Keyton Coelho, doutor em biodiversidade e biotecnologia, o lançamento de esgoto in natura gera impactos que vão além do desconforto visual e olfativo.

"Com esse lançamento de esgoto, a população fica exposta a doenças gastrointestinais, de pele e infecções. Além disso, há evidências científicas de contaminantes e parasitas na areia ao longo da orla, afetando diretamente a biodiversidade marinha", explica o especialista.

O especialista reforça que os danos ambientais podem se tornar irreversíveis a longo prazo caso não haja uma integração entre políticas públicas, investimentos privados em saneamento e educação ambiental. A regularização do sistema de esgoto é apontada como a principal ferramenta para mitigar os impactos nos ecossistemas aquáticos da capital.

Em nota, a administração do edifício comercial citado informou que possui sistema de esgotamento sanitário regular e aprovado pelos órgãos competentes, atua em conformidade com as normas ambientais vigentes e contratou uma equipe especializada para realizar uma vistoria preventiva no local.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) também se manifestou, informando que designará uma equipe técnica para realizar um diagnóstico detalhado do sistema na região. O objetivo é identificar a origem exata da ocorrência e adotar medidas corretivas, caso a responsabilidade seja da companhia.

Mais informações na reportagem de Raquel Álvares, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado