Sancionada lei que garante preservação da região dos Lençóis Maranhenses

Sancionada lei que garante preservação da região dos Lençóis Maranhenses
Foto: divulgação/ALEMA.

O governador Carlos Brandão (PSB) sancionou lei que trata da preservação e proteção da região dos Lençóis Maranhenses. O projeto é de autoria da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), deputada Iracema Vale (PSB).  O ato aconteceu no município de Barreirinhas na presença de várias autoridades.

A lei tem como objetivo conter o avanço da abertura de novas lavouras destinadas ao cultivo de monoculturas na região, como plantações de larga escala de eucalipto e soja, no intuito de coibir impactos ambientais significativos decorrentes desse tipo de atividade, como a perda de habitat, o aumento da poluição das águas e a degradação dos solos. Com a lei, ficará proibida a plantação em larga escala nos municípios pertencentes ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, tendo em vista a salvaguarda da região. Também ficará proibida a abertura de novas áreas para monoculturas e a expansão de lavouras e plantações existentes em meio ao complexo natural.

A lei cria, ainda, o Programa Estadual de Proteção e Desenvolvimento Sustentável dos Lençóis Maranhenses, que promoverá a delimitação e proteção de áreas prioritárias para conservação e recuperação de ecossistemas, o incentivo à implantação de sistemas agroflorestais e o estímulo ao ecoturismo e ao turismo sustentável.

Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/RecordTV.

Com informações da ALEMA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado