OMS: casos confirmados de novo coronavírus ultrapassam 100 mil no mundo

coronavirus
Foto: Reprodução/Onu News.

O número global de casos confirmados da nova doença do coronavírus, a COVID-19, ultrapassou 100 mil, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) no sábado (7).

“Enquanto marcamos esse momento sombrio, a Organização Mundial da Saúde lembra a todos os países e comunidades que a disseminação desse vírus pode ser significativamente mais lenta ou mesmo revertida através da implementação de atividades robustas de contenção e controle”, afirmou a agência da ONU em comunicado.

A OMS instou os países a continuar esforços eficazes para limitar o número de casos e retardar a propagação do vírus, identificado pela primeira vez em Wuhan, na China, em dezembro passado.

As ações incluem identificar pessoas afetadas por doenças respiratórias e levá-las ao atendimento, além de acompanhar os contatos, preparar instalações de saúde para gerenciar um aumento de pacientes e treinar profissionais de saúde.

“Todo esforço para conter o vírus e retardar a propagação salva vidas”, afirmou o comunicado.

“Esses esforços dão aos sistemas de saúde e a toda a sociedade tempo para se preparar, e aos pesquisadores tempo para identificar tratamentos eficazes e desenvolver vacinas.”

A OMS continuará a trabalhar com países e parceiros para coordenar a resposta internacional à doença e desenvolver orientações, distribuir suprimentos e informar as pessoas sobre como se proteger.

“Devemos parar, conter, controlar, adiar e reduzir o impacto desse vírus a cada oportunidade”, disse a OMS, acrescentando que todos podem contribuir “seja em casa, na comunidade, no sistema de saúde, no local de trabalho ou no sistema de transporte”.

Com ONU Brasil.

Compartilhe
Conteudo Relacionado