ONU: 4 passos para proteger idosos durante pandemia

idoso com andador
Foto: Pixabay.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, publicou na sexta-feira (1) um relatório sobre o impacto que a pandemia de Covid-19 está tendo em pessoas idosas. 

Na pesquisa, o chefe da ONU informa que a taxa de mortalidade para os idosos é mais alta no geral e para aqueles com mais de 80 anos é cinco vezes a média global.

Risco

Além do impacto imediato na saúde, António Guterres diz que “a pandemia está colocando as pessoas mais velhas em maior risco de pobreza, discriminação e isolamento.” É provável que tenha um impacto arrasador sobre as pessoas idosas nos países em desenvolvimento.

O secretário-geral afirmou que, como pessoa idosa e como responsável por uma pessoa ainda mais idosa, sua mãe, ele está “profundamente preocupado com a pandemia em nível pessoal e com seus efeitos em comunidades e sociedades.”

O relatório inclui um resumo de políticas com análises e recomendações para enfrentar esses desafios. Existem quatro mensagens principais.

Recomendações

1 - Nenhuma pessoa, jovem ou velha, é dispensável. Os idosos têm os mesmos direitos à vida e à saúde que todos os outros.

Para Guterres, “as decisões difíceis em torno dos cuidados médicos que salvam vidas devem respeitar os direitos humanos e a dignidade de todos.”

2 - Embora o distanciamento físico seja crucial, não se pode esquecer que o mundo é uma comunidade e que todos estão ligados. 

Guterres disse que são precisos melhores apoios sociais e esforços mais inteligentes para chegar as pessoas mais velhas usando tecnologia digital. Segundo ele, “isso é vital para que possam enfrentar o grande sofrimento e isolamento criado por bloqueios e outras restrições.”

3 - Todas as respostas sociais, econômicas e humanitárias devem levar em consideração as necessidades dos idosos, desde a cobertura universal de saúde à proteção social, trabalho decente e pensões.

O chefe da ONU lembrou que a maioria destas pessoas são mulheres, que têm maior probabilidade de viver em pobreza e sem acesso a cuidados de saúde. 

4 - Por fim, o secretário-geral disse que o mundo não deve “tratar as pessoas mais velhas como invisíveis ou impotentes.”

Muitos idosos continuam trabalhando, têm vidas familiares ativas e cuidam de familiares. Para Guterres, “suas vozes e liderança contam.”

Solidariedade

O chefe da ONU afirma que, para superar essa pandemia, o mundo precisa “de uma onda de solidariedade global e das contribuições de todos os membros da sociedade, incluindo os idosos.”

Para terminar, Guterres olha para o futuro, dizendo que durante a recuperação será preciso “ambição e visão para construir sociedades mais inclusivas, sustentáveis e amigas dos idosos.”

Fonte: ONU News.

Compartilhe
Conteudo Relacionado