Com a chegada do período chuvoso em São Luís, os cuidados com algumas doenças precisam ser redobrados, especialmente no caso da dengue. A doença, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, tem maior incidência durante a estação das chuvas, quando o acúmulo de água parada favorece a proliferação do mosquito e aumenta a disseminação do vírus.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, neste ano, o Maranhão já contabilizou 4.093 casos de dengue e 4 mortes. Em São Luís, no mesmo período, foram registrados 940 casos e uma morte.
De acordo com o infectologista Marcelo Daher, é fundamental evitar o acúmulo de água parada em garrafas, vasilhas plásticas, sacolas e pneus, além de manter quintais e caixas d’água sempre limpos, para prevenir a reprodução do mosquito. O especialista também destaca quais medidas devem ser adotadas caso alguém contraia a dengue.
Mais informações na reportagem de Marvio Araújo, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.