Carnaval do MA: circuitos oficiais em São Luís receberam mais de 3 milhões de pessoas

Carnaval do MA: circuitos oficiais em São Luís receberam mais de 3 milhões de pessoas
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

O resultado da atuação das forças de segurança durante as festas de carnaval no Maranhão em 2024 foi apresentado em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (14). Segundo o Governo do Maranhão os circuitos receberam público estimado em mais de três milhões de pessoas nos circuitos oficiais em São Luís.

Entre sexta-feira (9) e terça-feira (13), o primeiro e o último dia da festa, a Polícia Militar do Maranhão realizou mais de 13 mil abordagens, visando a apreensão de drogas e de armas que pudessem levar ao cometimento de diversos outros crimes, sendo recolhidos das ruas 35 armas de fogo, 38 munições, 12 armas brancas e cerca de 4kg de entorpecentes. Em decorrência disso, não houve registros de homicídio, latrocínio, feminicídio ou lesão corporal seguida de morte.

Mais informações na reportagem de Beatriz Pereira, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Ocorrências registradas nos plantões da Grande Ilha

Os plantões de Polícia Civil em São Luís atenderam ocorrências relacionadas aos circuitos de Carnaval da capital, entre elas, 111 registros de furto de celular, 40 por roubo de celular, cinco por lesão corporal, duas por tráfico de drogas, duas por desacato e uma por roubo a veículo.

Nos plantões centrais também foram realizadas 17 prisões em flagrante diretamente relacionadas ao circuito carnavalesco, sendo 10 por roubo, seis por tráfico de drogas e um por furto qualificado.

Outras 25 prisões em flagrante também foram efetivadas, por roubo, tráfico, furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo, receptação de veículo roubado, furto a estabelecimento comercial, embriaguez ao volante, furto a residência, adulteração a veículo, direção perigosa, dano qualificado e desacato com lesão e racismo.

Ainda na Grande Ilha, foram dados cumprimentos também a sete mandados de prisão, sendo três deles com prisão realizada no circuito carnavalesco.

Além disso, foram lavrados 16 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), sendo dois por ameaça, seis por desacato – quatro deles no circuito, quatro por lesão corporal – dois deles no circuito, três por ato obsceno durante a festa e um por dano, também durante o circuito.

Houve um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

Durante as festas, houve também atuação conjunta entre o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e o Centro Tático Aéreo (CTA).

Mais

Em todo o Maranhão, até a manhã de terça-feira (13), foram 307 ocorrências registradas, sendo 61 relacionadas às festividades de Carnaval.

Entre as ocorrências: 116 autos de prisão em flagrante (incluindo as três em São Luís), 31 Termos Circuncidados de Ocorrência e 44 Medidas Protetivas de Urgência. A Polícia Civil cumpriu ainda seis mandados de prisão em municípios do interior do estado, como D. Pedro, Penalva, Vitória do Mearim e Santo Antônio dos Lopes.

Lei Seca

Para prevenir acidentes de trânsito, foram realizadas ações pela Polícia Militar nas principais rodovias estaduais. Desta ação, foram lavrados 171 autos de infração de trânsito, 470 testes de bafômetros, e três veículos foram removidos. Durante o período, 769 pessoas foram abordadas, bem como 323 carros e 99 motos. Registre-se que 111 pessoas recusaram o teste do bafômetro e não houve conduções à delegacia.

Forças empregadas

A estratégia de segurança nos circuitos de Carnaval, tanto na capital quanto no interior, mobilizou mais de 8 mil agentes de todas as forças: polícia Civil e Militar, CTA, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), que recebeu cerca de 11 mil chamados de urgência e emergência na Grande Ilha durante o período.

Do total de polícia envolvidos na operação, destaque para os 7 mil policiais militares, sendo 600 agentes e 200 viaturas diariamente somente em São Luís.

Também houve mobilização de reforço de cerca de 600 agentes da Polícia Civil, entre delegados, escrivães e investigadores, sendo 250 agentes somente na capital - incluindo plantões.

Todas as aeronaves e viaturas do CTA, com cerca de 50 agentes, deram apoio aos circuitos em São Luís. Houve também policiamento em Presidente Dutra, Barra do Corda, Tuntum, Imperatriz, Porto Franco, Estreito e Balsas com policiamento aéreo e terrestre.

Além disso, bases móveis das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, com os mais diversos serviços de atendimento para os casos de urgência também estiveram à disposição.

Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado