Um evento que busca não apenas aprimorar técnicas, mas renovar o compromisso com a proteção e segurança das mulheres maranhenses. Assim se define o 1º Encontro Estadual das Patrulhas Maria da Penha, promovido pelo Sistema de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), que teve início na terça-feira (20) e se estende até o dia 22, no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público, em São Luís.
Nos três dias de evento, representantes das unidades da Patrulha, espalhadas por diversas regiões do estado, trocam experiências, avanços e estabelecem novas estratégias para o enfrentamento da violência de gênero. Entre os participantes estão, ainda, praças e oficiais da Polícia Militar, aspirantes e soldados em formação, além de representantes de órgãos e entidades que compõem a rede de proteção à mulher no estado.
Durante o encontro, estarão em pauta temas como a legislação do protocolo "Não é Não", atualizações na Lei Maria da Penha e o papel dos homens no combate à violência doméstica. Também serão pautados a lei de abuso de autoridade, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e Supremo Tribunal de Justiça (STJ), os protocolos de atendimento da Patrulha, estratégias para evitar a revitimização, saúde mental dos agentes e a filosofia de policiamento comunitário.
Durante o evento, um dos principais focos é a troca de conhecimento e experiência entre as diferentes unidades das Patrulhas Maria da Penha. Com a participação de representantes de 22 unidades espalhadas pelo Maranhão, o encontro proporciona um espaço para que as equipes compartilhem suas práticas, desafios e soluções. Esse intercâmbio é fundamental para aprimorar o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, permitindo a adaptação e a integração de estratégias bem-sucedidas e a melhoria contínua dos protocolos de atuação.
Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.