Entre os estados com maior número de registros de trabalho escravo no país, o Maranhão volta a aparecer em destaque em 2025. O dado reforça que o trabalho escravo continua fazendo parte da realidade brasileira. A prática, muitas vezes silenciosa, ainda aprisiona milhares de pessoas em condições degradantes e em constantes violações de direitos fundamentais.
As ocorrências se concentram principalmente na capital São Luís e nos municípios de Grajaú, Imperatriz e Mirador, que lideram o número de registros ao longo de 2025
Em nota, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão (SEDIHPOP) informou que o Maranhão vem se consolidando como referência no enfrentamento ao trabalho em condições análogas à escravidão, com ações de conscientização, monitoramento e atendimento às vítimas.
Denúncias de violações de direitos humanos podem ser feitas para a SEDIHPOP pelo número (98) 99104-4558
Mais informações na reportagem de Ícaro Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.