Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Civil do Maranhão deflagrou, nesta segunda-feira (8), a Operação Resguardo, maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher do Brasil.
Mais de 9 mil pessoas já foram presas no Brasil durante a operação que começou no dia 01 de janeiro deste ano e até as 12h desta segunda-feira (8). Mais de 46 mil denúncias foram apuradas nos diversos canais, sejam municipais, estaduais e federais.
Além disso, foram registrados mais de 9,1 mil presos, decorrentes de flagrantes e mandados de prisão expedidos pela Justiça; cumpridos cerca de 56 mil medidas protetivas, com mais de 168 mil vítimas atendidas, 1.226 armas apreendidas e cerca de 70 mil visitas e de diligências realizadas pelas polícias civis.
No Maranhão foram mais de 371 prisões. Os detalhes na reportagem de Eduardo Pinheiro, da TV Cidade/Record TV.
Assista abaixo:
Operação Resguardo
A Operação Resguardo teve início com a apuração de denúncias, análise de procedência dessas denúncias, instauração de inquéritos policiais, levantamento de mandados de prisão e cumprimento de mandados judiciais pelas polícias civis, principalmente pelas delegacias especializadas no atendimento à mulher.
Ao todo, mais de 16 mil policiais civis atuam, de forma conjunta, na busca de suspeitos de ameaças, tentativas de feminicídio, lesão corporal, descumprimentos de medidas protetivas, estupro, importunação, entre outros crimes.