As forças de segurança do Maranhão deflagraram uma operação ostensiva e integrada na Grande Ilha de São Luís, mobilizando policiais civis, militares e, principalmente, cães farejadores. A ação utiliza esses especialistas caninos, altamente treinados na detecção de entorpecentes e armas de fogo, visando intensificar o combate à criminalidade e ao tráfico de drogas na região metropolitana.
A iniciativa coincide com o V Encontro de Operadores de Cães, que está sendo realizado em São Luís, promovendo o entrosamento e a qualificação dos núcleos caninos (canis) da Polícia Civil e Militar do Maranhão, e do Piauí.
Reunidos na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, cerca de 50 operadores e 12 cães farejadores se prepararam para a varredura nas ruas. A operação conta com aproximadamente 20 viaturas e atua em barreiras, inspeções em veículos (com apoio do Batalhão Rodoviário para checagem veicular) e abordagens a coletivos e transeuntes. O trabalho será desencadeado durante toda a noite.
A utilização de cães nas investigações e operações é considerada fundamental e um grande aliado das forças de segurança.
"O poder de faro do cão é inegável, não se compara com o nosso. Então, agiliza e muito o trabalho, tem maior efetividade," explica o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida.
Mais informações na reportagem de Thiago Cura, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela e Naassom Saldanha, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.