A Delegacia Geral da Polícia Civil do Maranhão, apresentou o balanço final da “Operação Shamar”, deflagrada entre os dias 21 de agosto e 15 de setembro, que intensificou o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio no Estado do Maranhão. No relatório consta que 2.032 vítimas foram atendidas pelas atuações da Polícia Civil e Polícia Militar do Maranhão nos 26 dias de iniciativa. Tal operação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com o balanço final, no Maranhão, a ação alcançou os 217 municípios, com 264 policiais envolvidos, entre policiais civis e militares, e 64 viaturas empregadas. A “Operação Shamar” resultou em 122 prisões por violência contra a mulher, incluindo casos de feminicídios e no pedido de 610 Medidas Protetivas de Urgência (MPU). Houve 94 diligências policiais de conduções de suspeitos de violência doméstica no estado.
A força-tarefa ainda contabilizou 323 inquéritos instaurados e 655 inquéritos policiais concluídos, além de 1.375 boletins de ocorrência. A ação também foi marcada pelo trabalho preventivo e educativo, a exemplo, das 200 palestras e 75 ações de panfletagem e orientações à população.
Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade/RecordTV.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/RecordTV.
Com informações da Polícia Civil do Maranhão.