Relatório aponta aumento de quase 33% no número de casos injúria racial no MA

Relatório mostra aumento de quase 33% no número de casos injuria racial no Maranhão
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

Casos de racismo e injúria racial cresceram quase 33% no Maranhão no ano 2022. O dados são do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento fez um comparativo entre os anos de 2021 e 2022.

De acordo com o levantamento, o Maranhão teve um aumento de 32,6% no número de registros de injúria racial ao longo de 2022, em comparação a 2021, dados que superam a média brasileira que é de 32,3%. Segundo o relatório, ao longo do ano 2022, foram contabilizados 646 casos de injúria racial no Estado, o que representa uma taxa de 9,5%. Em 2021, 486 registros haviam sido feitos no Maranhão, uma taxa de 7,2%.

Para a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Caroline Caetano, são inúmeros os fatores que podem ter levado a estes dados e, não necessariamente o número de casos tenha aumentado de fato, mas que, por exemplo, os casos estejam sendo mais denunciados pelas vítimas.

Mais informações na reportagem de Marcos Martins, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record TV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado