A Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão (PGJ-MA) e Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) realizou uma coletiva de imprensa nessa quarta-feira (26) para divulgar os resultados das ações de fiscalização e dados parciais da operação de vistoria técnica em condomínios residenciais da região metropolitana de São Luís.
De acordo com o trabalho realizado, a maioria apresenta irregularidades. Em 72 prédios vistoriados, 66 apresentaram alguma irregularidade. Apenas 6 foram considerados dentro dos regulamentos de segurança.
As vistorias estavam suspensas há quase seis meses por conta da pandemia. Ocorrências de incêndios mais recentes na cidade sinalizaram problemas, como mangueiras sem pressão na água para conter o fogo. No último caso, a equipe teve dificuldades em acessar um prédio, porque a entrada estava fora dos padrões para que houvesse a passagem da viatura.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA), que também participa das inspeções, exige o cumprimento das normas de segurança. As inspeções são para orientar os pontos que devem ser readequados, garantindo a segurança dos moradores. A regularização deve respeitar o prazo de 30 dias.
Os resultados servirão para dar maior transparência sobre a situação de regularização das edificações quanto aos sistemas próprios contra incêndio e pânico, bem como detalhar as medidas legais a serem tomadas no âmbito administrativo e/ou penal.
Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, da TV Cidade/Record TV.
Assista abaixo: