APAE: projeto reabilita pacientes pós-Covid-19 em São Luís

APAE: projeto reabilitação de pacientes pós-Covid-19 em São Luís
Foto: divulgação/APAE.

A pandemia causada pelo novo Coronavírus, causador da Covid-19, ainda não acabou. No Brasil, 1.866.176 de casos confirmados, sendo 1.213.512 recuperados. No Maranhão são 98.952 com 77.815 recuperados, segundo o boletim epidemiológico lançado nesse domingo (12), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Essa infecção pode ser percebida pelo corpo humano em diversos graus: leve, moderado e grave. As pessoas que enfrentaram a Covid-19 nas formas moderadas e graves podem apresentar uma sequela pulmonar, chamadas de fibrose, uma espécie de “cicatriz”, como também perceber o comprometimento sobre os músculos, articulações e sistema nervoso que agora convivem com sequelas cardiorrespiratórias.

Para reabilitação dos sistemas ligados a respiração e minimizar as sequelas consequentes do Coronavírus a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em parceria com uma faculdade de São Luís, lança de forma pioneira, o Projeto de reabilitação pós-Covid-19.

Para a fisioterapeuta Nájala Borges, envolvida no projeto, o surgimento do plano de reabilitação aconteceu devido a percepção das sequelas nos pacientes acometidos pela doença:

“Logo no início da pandemia surgiu essa preocupação de quais seriam as principais sequelas e, junto, a ideia de como reabilitarmos essa população atingida pela Covid-19 e como reinserir as pessoas nas suas rotinas, sejam elas profissionais ou diárias”, explicou a fisioterapeuta.

A equipe de profissionais envolvidos no projeto notou que os pacientes podem precisar, ainda, de acompanhamento nutricional e treinamento físico individualizado para recuperar a massa muscular e a funcionalidade pulmonar.

A reabilitação pós-Covid-19 começou nesta segunda-feira (13) na Clínica Escola Santa Edwiges, fica localizada na APAE de São Luís.

O paciente que desejar se cadastrar para fazer a avaliação inicial e integrar o projeto deve ligar para o número 3216-4218,  das 7h30 às 17h, e solicitar o agendamento. O critério é já ter sido acometido pela Covid-19 e possuir o teste sorológico que comprove o IgG positivo, que evidencia que o paciente já desenvolveu anticorpos; outros documentos necessários são: encaminhamento médico, RG e cartão SUS.

A gestora de Saúde da APAE-São Luís, Emanuele Costa, explica como participar.

Veja abaixo:

Compartilhe
Conteudo Relacionado