Câncer de próstata: MA teve mais de 1.800 casos nos últimos 3 anos

Câncer de próstata: MA teve mais de 1.800 casos nos últimos 3 anos
Foto: Freepik.

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (7), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Campanha Novembro Azul 2022, com o tema “Quem ama se cuida por inteiro”. Para este ano, o foco é fortalecer as ações de educação e sensibilização em parceria com os municípios para intensificar o cuidado integral do homem quanto à prevenção ao câncer de próstata, pênis, boca e o cuidado com a saúde mental. No Maranhão, de acordo com dados extraídos do Painel Oncologia da SES, nos últimos três anos foram registrados 1.801 casos de câncer de próstata e 101 casos de câncer de pênis.

Durante todo o mês de novembro, na capital, as Policlínicas Coroadinho, Vinhais e Diamante farão o atendimento ambulatorial do público masculino com 45 anos ou mais para a prevenção ao câncer de próstata. A recepção acontecerá por demanda espontânea com marcação presencial em uma das unidades. Os pacientes devem apresentar documento com foto e cartão do SUS no momento do agendamento do serviço que necessitarem. 

Com equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA) e da FESMA Quilombola, programas de governo que atuam em localidades de baixa renda, comunidades quilombolas, de matriz africana e áreas indígenas com foco na execução de medidas de prevenção, assistência e combate a situações de risco epidemiológico, o poder público estadual reforça ainda mais esse cuidado à saúde integral do homem. 

Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira.

Assista abaixo:

Rede de referência

Dentre os equipamentos que oferecem atendimento especializado em Urologia em São Luís, estão: as Policlínicas Diamante, Vinhais, Coroadinho, do Idoso, e os Hospitais Genésio Rêgo, de Câncer do Maranhão, Dr. Carlos Macieira (HCM) e Aquiles Lisboa (HAL); e no interior do estado a assistência pode ser encontrada nos Hospitais Macrorregional Tomás Martins (Santa Inês), Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias); Macrorregional Alexandre Mamede Trovão (Coroatá), Regional de Chapadinha, Regional de Barra do Corda, Regional Alarico Nunes Pacheco (Timon) e Regional Dr. Rubens Jorge (Lago da Pedra).

Compartilhe
Conteudo Relacionado