Covid-19: MA recebe 17 mil novas doses de vacinas da Pfizer

MA recebe 17 mil novas doses de vacinas da Pfizer
Foto: BioNTech (via ONU News).

O Maranhão recebeu, nesta quarta-feira (19), 17.550 doses de vacinas Pfizer. O novo lote garante a continuidade da imunização de pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente. As doses foram guardadas ultrafreezers, na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).  

Com a chegada das novas doses, o Governo vai expandir a vacinação com o imunizante para outros municípios, com o objetivo de reforçar a vacinação desse público em cidades como São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, na região metropolitana, além de Balsas e Imperatriz, segundo município mais populoso no Maranhão. 

“O Ministério da Saúde orienta que seja considerada a situação epidemiológica da Covid-19 nos municípios que vão receber a Pfizer, bem como a existência de estrutura adequada e com pessoas capacitadas, tanto para armazenar quanto para executar a vacinação no prazo que a vacina exige”, explicou a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo. 

Os aparelhos que guardam as vacinas Pfizer garantem a conservação adequada e podem chegar à temperatura de –86°. As doses serão entregues para os municípios descongeladas, à temperatura de 2° a 8° positivo e devem ser aplicadas em até cinco dias.  

Para a distribuição, foi realizado um levantamento do público-alvo (gestantes e puérperas com comorbidades) nos municípios. Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar receberão a vacina na sexta-feira (21), nas unidades que serão referência para a imunização. Já na segunda-feira (24), será realizado o transporte feito via aérea para Imperatriz e Balsas. 

Com a nova remessa da Pfizer, o Maranhão totaliza 2.572.260 doses recebidas, sendo 1.181.740 doses da CoronaVac, 1.330.850 doses da AstraZeneca e 59.670 doses da Pfizer.   

Capacitação e vacinação

Para a realização da vacinação nos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, será realizado um treinamento, nesta quinta-feira (20), nos locais de imunização com os técnicos que ficarão responsáveis pelo manuseio e aplicação das doses. A imunização de gestantes e puérperas com comorbidades, de 18 a 59 anos, nestes municípios, deve acontecer na sexta-feira (21) e no sábado (22). 

Já na próxima segunda-feira (24), será a vez das cidades de Imperatriz e Balsas receberem doses do imunizante para a aplicação no mesmo público-alvo: gestante e puérperas com comorbidades. O trabalho também será realizado sob supervisão de equipes da SES.

Fonte: Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado