Covid-19: Saúde anuncia novas medidas contra aumento de casos no MA

Covid-19: Saúde suspende festas de pequeno porte no Maranhão
Foto: reprodução/TV Cidade.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta segunda-feira (25) coletiva de imprensa para anunciar medidas na rede estadual de saúde diante do cenário de aumento de casos da Covid-19 no Maranhão. 

Segundo o secretário de Saúde, Carlos Lula, estão proibidas em todo o Estado, por 14 dias a partir dessa terça-feira (25), eventos de até 150 pessoas, antes autorizadas pelo Governo do estado. Entre os eventos proibidos estão as festas de pequeno porte, aniversários, batizados, etc. assim como as cirurgias eletivas.

O secretário começou a coletiva anunciando a chegada de 20 mil nova doses da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac,  ao Maranhão.

No domingo (24), o Estado recebeu um lote de vacinas de Oxford, que priorizará pacientes oncológicos e em diálise, e que serão destinados novos leitos exclusivos para o combate ao novo Coronavírus. 

Lula também anunciou um aumento significativo de novos casos nos últimos dias. Segundo ele, houve aceleração na curva de contágio com taxa ocupação de leitos de UTI em quase 90% e projeções para um aumento no número de mortes.

Entre as medidas anunciadas, as Upas do Vinhais e Parque Vitória passam a ser específicas para atendimentos de pacientes com Covid-19 nos próximos dias. Sobre aglomerações, ele disse que vai solicitar reforço nas fiscalizações diante do aumento de novos casos, sobretudo na capital.

Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

CASOS NO MA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabiliza 85 novos casos confirmados de Covid-19 no Maranhão. Destes, 51 estão em São Luís e 34 no interior. De acordo com os dados, sobe para 205.481 o número de casos confirmados desde o início dos registros, em março de 2020.

Destas mais de 205 mil pessoas infectadas:

  • 6.620 são casos ativos;
  • 4.649 mortes;
  • 194.212 pessoas recuperadas;
  • 5.905 estão em isolamento domiciliar;
  • 395 estão internadas em enfermarias;
  • 320 pessoas estão em leitos de UTI.

Novos óbitos registrados nas seguintes cidades: Anajatuba (1), São Domingos do Maranhão (1), São Luís (1) e Paço do Lumiar (2). Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

O Estado ainda tem 1.008 casos suspeitos aguardando diagnóstico e 373.577 casos descartados.

A SES registra ainda 4.264 profissionais de saúde infectados pelo novo Coronavírus no Maranhão. Destes, 4.147 já estão recuperados. Os dados são do boletim emitido pelo órgão no domingo (24)

covid 250121

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado