Governo inicia distribuição de novas doses da CoronaVac aos municípios

Governo inicia distribuição de novas doses da CoronaVac aos municípios
Foto: divulgação/Agência Maranhão.

O Governo do Maranhão já está distribuindo para os 217 municípios maranhenses as doses do terceiro lote das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. O novo lote contendo 71.400 doses do imunizante chegou ao estado na tarde deste domingo (7) e vai imunizar mais de 34.024 pessoas. As doses já foram encaminhadas para São Luís e para as Regionais de Saúde de Imperatriz, Açailândia, Itapecuru, Rosário, Chapadinha e, ainda, para o município de Alcântara.  

Como nas etapas anteriores da distribuição da CoronaVac, a segunda dose da vacina será retida e encaminhada aos municípios após a terceira semana da aplicação da primeira dose. Segundo orientação do Ministério da Saúde, compõe o público-alvo desta etapa, profissionais de saúde e população idosa de 90 anos ou mais.  

Confira a quantidade de doses que cada município receberá nesta nova etapa da vacinação.

De acordo com o coordenador das Unidades Regionais de Saúde, Aristeu Marques, essas doses irão imunizar mais 6% dos profissionais de saúde e 100% dos idosos acima de 90 anos em todos os municípios do Maranhão. 

“Até o final da semana nós queremos concluir a entrega em todas as regionais como fizemos na primeira etapa. Pois a determinação do Governo do Estado é que todos recebam os imunizantes nos seus municípios em tempo hábil para que não haja interrupção da campanha de vacinação”, afirma Aristeu Marques. 

Ao chegar nas Regionais de Saúde, as vacinas são distribuídas aos municípios que compõem a regional. E a aplicação das vacinas fica sob responsabilidade dos municípios que, ao vacinar, precisam registrar os dados dos vacinados no Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde. 

Para a secretária municipal de Saúde de Alcântara, Sormane Branco Oliveira, que foi à Rede de Frio do Estado receber pessoalmente o novo lote de vacinas para o município, esses imunizantes irão proporcionar a continuidade da campanha de vacinação na cidade de Alcântara. 

“No município, nós iniciamos a campanha de vacinação imunizando os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate à Covid-19. Essas novas doses irão completar a imunização desses profissionais e possibilitar o início da vacinação dos idosos. Essa parceria com o Estado é fundamental, pois a distribuição tem sido muito bem organizada”, destaca a gestora municipal, Sormane Oliveira.

No total, o Maranhão recebeu 306.540 doses das vacinas CoronaVac e Astrazeneca.  

Fonte: Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado