Guarda Municipal reforça prevenção ao novo coronavírus

São Luís: Guarda Municipal reforça prevenção ao novo Coronavírus
Foto: Biné Morais/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Guarda Municipal (GMSL), corporação ligada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), segue com as rondas preventivas  pelas ruas e avenidas da capital maranhense.  As ações da corporação visam a observância, por parte dos estabelecimentos comerciais e da população, às medidas de saúde estabelecidas pelas autoridades como forma de combater a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

As atividades da Guarda Municipal de São Luís são dividas entre o Grupo de  Apoio ao Turismo, responsável pelo monitoramento no Centro Histórico; Ronda Municipal Ostensiva (Romu); e Grupo de Ações Comunitárias (com atuação na Casa da Mulher Brasileira). As ações da corporação são voltadas para a proteção do patrimônio público do município, atuando em setores como feiras livres, praças, escolas, trânsito, dentre outros. Para desenvolver suas ações, a GMSL conta com veículos, carros, motos e ônibus de videomonitoramento.

De acordo com o secretario municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, os guardas municipais também estão nas ruas em apoio às ações de outras secretarias municipais que fiscalizam para que as medidas de proteção à saúde pública sejam cumpridas, como é o caso do acompanhamento de fiscalizações da Vigilância Sanitária do Município e do suporte de segurança prestado durante as campanhas de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde. "Mesmo diante da reabertura do  comércio, as recomendações como o uso de máscara, álcool em gel, medidas para evitar aglomerações continuam, como forma de proteção à saúde da população", destaca Heryco Coqueiro.

Por sua vez, o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Antônio Fonseca, ressalta que cada estabelecimento é também responsável por manter o controle de acesso e o distanciamento entre os clientes, reduzindo a capacidade de atendimento a em até 30%, conforme determina os decretos estaduais e municipais. A GMSL pode ser acionada pelo número de telefone 153.

Fonte: prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado