Hemomar sensibiliza a população para doação de sangue

doação de sangue
Foto: Reprodução/TV Cidade/Record TV.

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar) alerta para a necessidade de doações de sangue. O estoque apresenta redução desde o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o Setor de Hemoterapia do Hemomar, atualmente o estoque encontra-se abaixo do nível crítico e o Governo do Estado tem se esforçado para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação.

A média de doadores ideal para manter o estoque seria entre 180 a 200 doadores por dia, normalmente as doações ficam em torno de 160. Atualmente, o volume de doações caiu em 70%. “Para o Hemomar ter um estoque mínimo suficiente para atender por três dias, seriam necessárias 270 bolsas no estoque, sendo 243 positivas e 27 negativas, hoje só existem 48 bolsas no total, sendo 38 positivas e 10 negativas. Portanto, nós estamos bem abaixo do nosso número mínimo, em estado crítico em todas as doações”, afirma a assistente social do Hemomar, Ana Penha.

A responsável pelo Serviço de Hemoterapia, Ana Maria Brito, explica que algumas medidas de segurança foram adotadas para garantir ainda mais a saúde dos doadores neste período de pandemia. “As cadeiras de doação, por exemplo, agora ficam separadas por um espaço de um metro e meio de distância e as da recepção também estão respeitando o distanciamento mínimo para evitar contato entre as pessoas. O trabalho de assepsia está ainda mais rigoroso, estão sendo disponibilizados ainda álcool em gel e máscaras de proteção”, disse.

Também está mais rigorosa a entrevista com os doadores, que sempre acontece antes da doação, com o objetivo de descartar qualquer suspeita de que o doador esteja contaminado com o novo coronavírus; e todos os procedimentos habituais de segurança estão mantidos. “Todos os candidatos à doação de sangue podem ficar despreocupados porque no ato da doação não existe risco algum de contaminação. Os materiais que nós utilizamos são descartáveis, então não há possibilidade de contaminação”, explicou Ana Maria Brito.

Para facilitar o acesso dos doadores ao Hemomar, desde a última terça-feira (31), o Centro disponibilizou o serviço de transporte para grupos de pelo menos cinco e no máximo sete doadores que podem ser feitos por meio do telefone (98) 3216-1134 ou pelo WhatsApp (98) 9162-3334.

O Hemomar incentiva as doações de empresas, comunidades, igrejas e outros grupos. Os interessados em fazer a coleta externa podem solicitar o agendamento para a Coordenação de Coleta Externa, por meio dos telefones já citados. Atualmente, o centro está funcionando de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h, e aos sábados das 7h30 às 12h.

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado