Hospital da Ilha: obras chegam a 40% de execução

Hospital da Ilha: obras chegam a 40% de execução
Foto: Leandro Sousa/Ag. Maranhão.

O Hospital da Ilha, a maior obra da saúde já feita no Maranhão, continua com a construção a todo vapor. Coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, as obras de construção do novo Hospital da Ilha, localizado na Av. São Luís Rei de França, na capital, avançam e já passam dos 40% de execução do projeto. 

“Esse é o maior programa de expansão na área da saúde na história do Maranhão. Neste caso, essa é maior obra do estado com mais de 200 leitos nessa fase inicial, expansão para chegar a 400 leitos. Com uma estrutura moderna, será totalmente equipado, para funcionar como Hospital de Urgência e Emergência, atendendo ao desejo antigo de toda a região metropolitana da Ilha. Estamos empenhados e determinados para que em breve seja entregue mais esse equipamento público de altíssima qualidade à população do nosso estado”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Como uma obra de grande porte, a construção é feita por blocos e etapas. Nesta etapa, os serviços atualmente estão concentrados no término de execução de alvenaria dos blocos A e E, já avançando para a impermeabilização do piso da cobertura e a abertura da calha. Alguns blocos como o D e o E, já estão mais avançados, com a execução das instalações elétricas e hidráulicas juntamente com o reboco e o revestimento cerâmico.

Segundo o gerente de contrato do Hospital da Ilha, Lauro Campos, a obra está em ritmo avançado. “As instalações internas já estão em andamento, estamos começando a parte de cabeamento e os equipamentos pesados como ar condicionado e transformador estão chegando na obra” disse. Isso mostra o ritmo progressivo dos trabalhos.

Ao todo, 255 pessoas estão trabalhando para o mais rápido possível, dentro de todas as normas de segurança vigentes por causa do novo coronavírus, entregarem mais esse equipamento a saúde pública maranhense.

Os investimentos na construção deste hospital já chegam a R$ 195 milhões, o que garantirá aos maranhenses um equipamento de ponta com tratamentos especializados, inclusive de queimados, o primeiro do estado.

Sobre o hospital

O Hospital da Ilha vai contar com atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico, nove centros cirúrgicos, UTIs, Unidade de Tratamento de Queimados, laboratórios, setor de hemodiálise, tomografia, oito elevadores (sendo cinco exclusivos para maca e pacientes), além de auditório, amplo estacionamento e um heliponto.

Na primeira etapa, serão entregues 212 leitos, distribuídos em sete blocos de atendimentos; na segunda etapa, serão totalizados aproximados 400 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Mais saúde

Somente durante este período de pandemia, o Governo do Maranhão já realizou dezenas de entregas de obras da saúde. Foram mais de um novo hospital a cada dez dias. Cidades polo como Viana, Santa Luzia do Paruá, Lago da Pedra e Chapadinha, receberam unidades de saúde macrorregionais que ficarão como legado após o período pandêmico.

Fonte: Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado