Instalado ambulatório para Covid-19 no Hospital Jackson Lago

Instalado ambulatório exclusivo para Covid-19 no Hospital Dr. Jackson Lago
Foto: Divulgação/Agência Maranhão.

Pacientes da Baixada Maranhense recebem atendimento no ambulatório exclusivo para Covid-19, instalado no Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro. Desde sábado (30), o novo serviço atende pacientes com sintomas leves e comorbidades. Além do ambulatório, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem ampliado o quantitativo de leitos para combater a pandemia no estado. 

Para o diretor-geral do hospital, Kaio Hortegal, o atendimento do ambulatório vai contribuir para diminuir a incidência de pacientes graves. “A intenção do ambulatório é justamente captar os pacientes que têm fator de risco e chance de agravamento durante a infecção por Covid-19, trazê-los e abordá-los de forma inicial. Cada município vai fazer a triagem desses pacientes e encaminhá-los para o Hospital Regional Dr. Jackson Lago”, disse.

O médico explicou ainda que o ambulatório não funciona como serviço de urgência. “Não será porta aberta. Os pacientes precisam estar dentro de uma série de critérios e com o encaminhamento carimbado pela triagem. No Regional, o paciente vai ser atendido por profissionais capacitados e, se necessário, irão prescrever medicamentos”, completou o médico Kaio Hortegal. 

Ao chegar ao hospital, o paciente passa por criteriosa triagem com enfermeiros e técnicos de enfermagem. Em seguida, o mesmo é encaminhado para consultório médico, onde são solicitados exames laboratoriais e de imagem. Após avaliação dos resultados, o médico orienta se existe necessidade do protocolo medicamentoso, que é disponibilizado no próprio ambulatório. Como parte do protocolo da rede estadual de saúde, a Secretaria de Saúde do município de origem passa a monitorar o paciente que segue em tratamento domiciliar.

Uma das primeiras pacientes atendidas no novo ambulatório foi Patrícia Almeida, de 33 anos. Ela destacou a importância do novo serviço para a região de Pinheiro. “Cada dia mais está aumentando a procura por atendimento e creio que será uma ajuda muito grande para o município e cidades próximas”, pontuou.

Rosenilde Almeida Rocha, 47 anos, moradora de Pinheiro, também foi atendida no novo ambulatório e elogiou o fluxo de atendimento. “Estava tossindo e recebi atendimento médico. Esse serviço vai ajudar muito”, disse.

Atualmente o Hospital Regional Dr. Jackson Lago conta com 52 leitos de enfermaria-ala amarela e 19 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua. 

Ampliação da rede de atendimento

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou a rede destinada ao tratamento ambulatorial e hospitalar dos pacientes com Covid-19, que está distribuída nas cidades de Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Coroatá, Chapadinha, Timon, Presidente Dutra, Balsas, Imperatriz, Peritoró, Barreirinhas, Açailândia, Caxias, Colinas e Timbiras.

Fonte: governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado