MA vai fortalecer agropecuária para viabilizar o status de zona livre da febre aftosa

MA vai fortalecer agropecuária para viabilizar o status de zona livre da febre aftosa
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

Garantir ao Maranhão o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação. Esse é o principal objetivo por trás da série de novos investimentos anunciados pelo governador Carlos Brandão, que visam reestruturar as unidades da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA). Em solenidade realizada nesta segunda-feira (29), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, Brandão assinou ordens de serviço para aquisição de novos veículos e novo mobiliário, capacitação e contratação de novos servidores, entre outros anúncios voltados para requalificar o trabalho nos escritórios da Aged. 

De acordo com o governador, o objetivo é elevar o status sanitário maranhense para zona livre da febre aftosa sem vacinação. A febre aftosa é uma enfermidade causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus) e a patologia pode acometer animais como: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.

O Maranhão já cumpriu 3 dos 4 itens necessários para a suspensão da vacina, aguardando apenas a avaliação feita pelo Ministério da Agricultura, por meio da Auditoria de Qualidade do Serviço Veterinário Estadual (Quali-SV), onde o estado precisa obter pontuação 3.

A avaliação será realizada no final de julho e início de agosto na sede e nos escritórios da Aged. Com a validação do Governo Federal, o Maranhão estará apto a suspender a vacinação em 2024 o que deve garantir cerca uma economia de R$ 56 milhões em custos com a vacinação, segundo dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). 

Mais informações na reportagem de Lorena Cavalcante, para a TV Cidade.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 11h50, pela TV Cidade/Record TV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado