Para orientar diversos segmentos de serviços e comércio, a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), órgão da Secretaria Estadual de Saúde (SES) elaborou diversas normas técnicas a serem seguidas. Os documentos trazem recomendações direcionadas a setores específicos, com medidas para a prevenção e controle do coronavírus, com fins a evitar ou reduzir a transmissão da doença, durante as atividades realizadas.
As orientações e recomendações da Suvisa são voltadas para trabalhadores e empregadores em geral; terceirizados na lavagem de roupas hospitalares; centros socioeducativos; terminais aeroportuários e rodoviários; profissionais da Odontologia; serviços de verificação de óbito; transporte de pacientes em ambulâncias no âmbito estadual; e segmentos como telemarketings, instituições bancárias, atendimento domiciliar, delivery e drive thru, farmácias, comércio de água e alimentos. As notas orientam ainda condomínios; asilos e casas de repouso; e gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
São cerca de 20 notas técnicas, com foco principalmente em orientar equipes técnicas, de vigilância sanitária nos municípios, e também à população para que possam conduzir as atividades de rotina. O conteúdo, fruto de pesquisas, é permanentemente revisado e ajustado às novas medidas e normativas publicadas nacionalmente, para que seja disponibilizado material mais atualizado possível. Os documentos estão disponíveis no site da SES, em http://www.saude.ma.gov.br/notas-tecnicas/.
Fonte: Governo do Maranhão.