Mais de 1,3 mil testes já foram realizados no drive-thru dno Pq. do Rangedor

Mais de 1,3 mil testes já foram realizados no drive-thru dno Pq. do Rangedor
Foto: divulgação/Agência Maranhão.

Em funcionamento desde a última quarta-feira (20), o sistema de drive-thru, que oferece a testagem para a Covid-19 a idosos e gestantes, já realizou 1.372 atendimentos no Parque Estadual do Rangedor. O atendimento nesta nova edição está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e o serviço deve ser oferecido por, pelo menos, 15 dias. O drive-thru de testagem é realizado pelo Governo do Estado e é mais uma estratégia para combater a Covid-19.  

Segundo o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES (SAAS/SES), Carlos Vinícius, o drive-thru cumpre um papel importante na identificação das pessoas com a Covid-19. Inicialmente, o serviço estará disponível até a primeira semana de fevereiro, podendo ser estendido de acordo com a demanda.      

“Com o drive-thru também focamos na prevenção, pois ao identificarmos os pacientes com a doença, podemos evitar que eles possam transmitir o vírus para outras pessoas e ao mesmo tempo encaminhá-lo para a assistência adequada. Neste primeiro momento, a previsão é que o serviço funcione por 15 dias, mas se for necessário podemos estudar a continuidade do atendimento”, afirma o secretário adjunto, Carlos Vinicius.  

86% das pessoas já testadas apresentaram resultados negativos. Apenas 2,4% dos testados apresentaram IgM reagente ou positivo, ou seja, o paciente foi contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção e transmitindo a doença. 

Para realizar o teste rápido para Covid-19 no serviço, é preciso apresentar um documento oficial com foto. As mulheres grávidas devem apresentar também o cartão da gestante ou exame. O drive-thru já foi ofertado pelo Governo do Estado em três edições no ano passado. Nas três edições, duas realizadas em São Luís e uma em Imperatriz, foram testadas 22.571 pessoas, das quais 18.144 testaram negativo.

Compartilhe
Conteudo Relacionado