Operação fiscaliza postos de combustíveis na Grande São Luís

Operação fiscaliza postos de combustíveis na Grande São Luís
Foto: reprodução

A Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do Maranhão e o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) realizaram, entre os dias 14 e 18 deste mês, fiscalizações em postos de combustíveis em São Luís e região metropolitana, em decorrência da Semana do Consumidor.

Foram fiscalizados 18 estabelecimentos nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José do Ribamar. 

Durante a operação, os órgãos verificaram vários aspectos do funcionamento dos estabelecimentos como: qualidade do combustível, regularidade dos equipamentos e regularidade fiscal.

Como resultado da ação, a ANP identificou, em um dos postos, venda de álcool combustível fora das especificações, e procedeu com a lacração da respectiva bomba e tanque. Outro estabelecimento foi autuado pela apresentação dos valores de comercialização de forma irregular.

O Inmeq, além de outras irregularidades, identificou, em um dos postos, a entrega de combustível em volume inferior ao pago pelo consumidor (prática conhecida como bomba baixa), o que gerou multa ao estabelecimento.

A Sefaz, por sua vez, identificou algumas irregularidades nas obrigações acessórias dos postos, notadamente pela falta da escrituração do Registro 1300 da Escrituração Fiscal Digital (EFD) e erros na escritura do Livro de Movimentação de Combustível (LMC). Os contribuintes foram intimados a se regularizar e informados que a não regularização pode acarretar multas que podem chegar a 2% do valor de suas vendas.

Compartilhe
Conteudo Relacionado