A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite encerrou no Maranhão no dia 30 de setembro, mas a imunização segue disponível nos postos de saúde, já que o Estado não alcançou a meta de doses aplicadas. Em São Luís, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a cobertura ficou em torno de 32%.
A vacinação é indicada para crianças e adolescentes menores de 15 anos para evitar a doença chamada de paralisia infantil. Aqui no estado, pouco mais de 50% das crianças estão imunizadas. A meta é vacinar 95% de crianças de um a quatro anos.
Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira.
Assista abaixo:
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença causada por um vírus chamado poliovírus. O vírus invade o sistema nervoso e, nos casos mais graves, pode causar paralisia. É uma doença muito contagiosa, ou seja, transmitida de pessoa para pessoa de forma muito rápida. Ela afeta, principalmente, crianças menores de cinco anos, mas, também, pode acometer adultos. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. Os pais e responsáveis por bebês, crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade devem ficar atentos. No Maranhão, a mobilização envolve as mais de duas mil unidades de saúde do SUS espalhadas pelos municípios do estado. São 18 vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, do Programa Nacional de Imunizações, que previnem doenças como a Poliomielite, Sarampo, Rubéola, Caxumba, entre outras.