São Luís: começa vacinação contra Covid-19 na capital

São Luís: técnica de Enfermagem é a 1ª a receber vacina conra Covid na capital
Foto: reprodução/TV Cidade.

A prefeitura de São Luís iniciou a vacinação contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira (19). A primeira pessoa a ser vacinada pela Saúde municipal foi a técnica de Enfermagem, Domingas Ramos Alves, 49 anos, no Socorrão I.

Domingas Ramos Alves tem 49 anos e é técnica de enfermagem há 16 anos, no Socorrão I. Moradora do Outeiro da Cruz, tem dois filhos. Ela teve Covid-19 no começo da pandemia. Tem hipertensão e é paciente cardiopata, já tendo feito três cateterismos.

“Fiquei muito feliz por ter sido escolhida para representar São Luís e todos os profissionais de saúde nesta campanha de vacinação. Espero que cheguem mais doses e que todos possam se imunizar”, disse.

Por meio das redes sociais, o prefeito Eduardo Braide comemorou e homenageou os profissionais da Saúde que atuam na linha de frente da pandemia.

A vacina que começou a ser aplicada na população da capital é a Coronavac, desenvolvida pela parceria Sinovac-Butantan. Todas as pessoas que tomarem a primeira dose deverão tomar a segunda após três semanas para que a vacina possa fazer efeito.

Na última sexta-feira (15), Braide apresentou o Plano Municipal de Vacinação contra o novo coronavírus. A primeira fase da campanha deverá durar sete semanas e contemplará profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos residentes em instituições de longa permanência. O plano inclui a criação de um Centro Municipal de Vacinação para centralizar o atendimento, além de assistência médica ao longo de todas as etapas da imunização para garantir a efetividade das vacinas.

VEJA O PLANO COMPLETO AQUI

O Centro Municipal de Vacinação, localizado no MultiCenter Sebrae, começa a funcionar nesta terça-feira, às 14h. A previsão é de que até essa quarta-feira (20)sejam vacinados os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente da pandemia.

Segundo Eduardo Braide, a capital recebeu 26.572 doses de vacina e, nesse primeiro momento, teremos a capacidade de proteger mais de 13 mil pessoas.

Na quarta-feira srão divulgados os próximos grupos grupos de profissionais de Saúde que serão vacinados nessa primeira fase da campanha.

Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

O Governo do Maranhão começou às 7h desta terça-feira (19) o transporte das vacinas contra o novo Coronavírus para os municípios.  São três aviões, três helicópteros e 30 automóveis fazendo o trabalho.

PÚBLICOS

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

A estimativa é de 1,75 milhão de pessoas nesta primeira etapa, ainda sem data prevista para terminar. Os demais serão vacinados após essa fase, em cronograma também a ser definido pelo Ministério da Saúde.

VACINAS NO MA

O Maranhão deu início na noite desta segunda-feira (18) à vacinação contra o coronavírus no Estado. Os primeiros vacinados foram cinco pessoas recebidas pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões. A técnica em enfermagem Egle Martins foi a primeira.

As vacinas foram produzidas pelo Instituto Butantan e enviadas ao Maranhão pelo Ministério da Saúde. Foram enviadas 164.240 doses nesta etapa, sendo duas para cada pessoa.

AGULHAS E SERINGAS

Desde o fim de semana, o Governo Maranhão também está entregando 4 milhões de seringas e agulhas para os municípios usarem na primeira fase da vacinação. E uma nova leva está sendo comprada.

“A prefeitura de São Luís já nos pedi no domingo que entregássemos seringas, agulhas e luvas. Faremos isso para a prefeitura de São Luís e todas aquelas que estão nos pedindo”, afirmou o governador.

CONTRAINDICAÇÕES

A vacina não é indicada para pessoas com menos de 18 anos, gestantes e quem tenha reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina.

PREVENÇÃO

A máscara, o distanciamento e a higiene das mãos continuam fundamentais para o combate à doença. Isso tudo só será deixado de lado quando toda a população estiver vacinada.

 DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL

O Ministério da Saúde iniciou na manhã da segunda-feira a distribuição das vacinas contra a Covid-19 para todos os Estados. Representando o Maranhão, o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, recebeu o 1º lote das vacinas destinados ao Estado.

Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a covid-19, no último domingo (17).

 

 

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado