São Luís: conheça o Centro de Vacinação contra Covid-19

São Luís: conheça o Centro Municipal de Vacinação contra Covid-19
Foto: reprodução/TV Cidade.

Começou nesta terça-feira (19) a vacinação contra a Covid-19 em São Luís. O Centro Municipal de Vacinação, localizado no MultiCenter Sebrae, começa a funcionar nesta terça-feira, às 14h.

A previsão é de que até essa quarta-feira (20) sejam vacinados os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente da pandemia.

A capital recebeu 26.572 doses de vacina e, nesse primeiro momento, teremos a capacidade de proteger mais de 13 mil pessoas.

Na quarta-feira serão divulgados os próximos grupos de profissionais de Saúde que serão vacinados nessa primeira fase da campanha.

Os detalhes na reportagem de Vanessa Fonseca, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

O Centro Municipal de Vacinação conta com 16 guichês de atendimento para o registro e triagem dos profissionais de saúde a serem imunizados. Com 10 salas de vacinação instaladas no local e 22 vacinadores disponíveis é possível aplicar até 200 doses de vacina por hora e atender até 2 mil pessoas por dia.

Ao chegar ao Centro Municipal de Vacinação, o profissional de saúde passa pela primeira triagem, onde é verificado se ele tem a documentação necessária para ser vacinado. É preciso apresentar uma declaração atividade ou de lotação e um documento de identificação com foto, preferencialmente a carteira do conselho respectivo.

Em seguida, o profissional é atendido em um dos guichês onde é feito o registro da vacinação e o profissional recebe uma carteira informando a data da vacinação, o tipo da vacina, lote e fabricante. Após isso ele é encaminhado para a sala de vacinação onde recebe a primeira dose da vacina e é informado sobre a aplicação da segunda dose, que deve ocorrer após três semanas.

Depois de vacinado, ele segue para uma área onde permanece em observação durante alguns minutos até que seja verificada a ausência de efeitos colaterais. Após a checagem, o profissional de saúde pode seguir para as suas atividades de rotina.

Para ajudar as pessoas a relaxar o espaço conta com musicoterapia. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fica de prontidão, caso seja necessário prestar algum tipo de atendimento após a aplicação da vacina.

As pessoas do público-alvo que estiverem diagnosticadas ou com suspeita de Covid-19 devem permanecer em casa e em tratamento. Neste caso, a vacinação só pode ocorrer após 28 dias da suspensão de todos os sintomas.

Toda a estrutura do Centro Municipal de Vacinação foi pensada para garantir conforto, atendimento rápido, humanizado, seguro e acessível a quem se dirigir ao local. No local, foram dispostas cadeiras com distanciamento mínimo de acordo com o determinado pelas autoridades sanitárias para evitar aglomerações e organizar o fluxo de pessoas.

O uso de máscara no espaço é obrigatório e foram distribuídos totens com álcool em gel para que todos possam manter as mãos higienizadas. O espaço conta com sinalização e intérpretes de libras. Caso a pessoa tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, o vacinador vai até onde o cidadão se encontra para que ele seja vacinado.

Nessa primeira fase, também, serão vacinados idosos com mais de 60 anos em instituições de longa permanência, que serão vacinados nos próprios locais por equipes específicas de vacinadores. A vacinação deste público começa na quarta-feira (20).

Na última sexta-feira (15), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, apresentou o Plano Municipal de Vacinação contra o novo coronavírus. A primeira fase da campanha deverá durar sete semanas e contemplará profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos residentes em instituições de longa permanência.

VEJA O PLANO COMPLETO AQUI

O Governo do Maranhão começou às 7h desta terça-feira (19) o transporte das vacinas contra o novo Coronavírus para os municípios.  São três aviões, três helicópteros e 30 automóveis fazendo o trabalho.

PÚBLICOS

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

A estimativa é de 1,75 milhão de pessoas nesta primeira etapa, ainda sem data prevista para terminar. Os demais serão vacinados após essa fase, em cronograma também a ser definido pelo Ministério da Saúde.

VACINAS NO MA

O Maranhão deu início na noite desta segunda-feira (18) à vacinação contra o coronavírus no Estado. Os primeiros vacinados foram cinco pessoas recebidas pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões. A técnica em enfermagem Egle Martins foi a primeira.

As vacinas foram produzidas pelo Instituto Butantan e enviadas ao Maranhão pelo Ministério da Saúde. Foram enviadas 164.240 doses nesta etapa, sendo duas para cada pessoa.

AGULHAS E SERINGAS

Desde o fim de semana, o Governo Maranhão também está entregando 4 milhões de seringas e agulhas para os municípios usarem na primeira fase da vacinação. E uma nova leva está sendo comprada.

“A prefeitura de São Luís já nos pedi no domingo que entregássemos seringas, agulhas e luvas. Faremos isso para a prefeitura de São Luís e todas aquelas que estão nos pedindo”, afirmou o governador.

CONTRAINDICAÇÕES

A vacina não é indicada para pessoas com menos de 18 anos, gestantes e quem tenha reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina.

PREVENÇÃO

A máscara, o distanciamento e a higiene das mãos continuam fundamentais para o combate à doença. Isso tudo só será deixado de lado quando toda a população estiver vacinada.

 DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL

O Ministério da Saúde iniciou na manhã da segunda-feira a distribuição das vacinas contra a Covid-19 para todos os Estados. Representando o Maranhão, o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, recebeu o 1º lote das vacinas destinados ao Estado.

Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a covid-19, no último domingo (17).

Compartilhe
Conteudo Relacionado