São Luís: continuam ações de desinfecção de espaços públicos

São Luís: continuam ações de desinfecção de espaços públicos
Foto: Divulgação/Agência São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, segue realizando a desinfecção de espaços públicos da capital por onde há maior fluxo de pessoas. A medida visa o combate ao novo coronavírus. Com a retomada gradual da economia, iniciada nesta segunda-feira (25), e mais transeuntes nas ruas, a limpeza de terminais, pontos de ônibus e feiras e mercados, por exemplo, estão entre o foco principal das ações que vêm sendo realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Somada a outras estratégias para o controle da doença, a higienização de espaços públicos é uma medida valiosa para minimizar o surgimento de novos casos na cidade.

“Nossos agentes de limpeza estão cumprindo um cronograma de desinfecção extremamente importante para que passemos por essa pandemia. Durante toda semana, equipes se distribuem em diferentes regiões da cidade e de grande movimentação de pessoas para evitar a propagação do coronavírus por esses espaços, sejam eles pontos de ônibus ou terminais de integração. Cada esforço, nesse sentido, tem sido fundamental para que possamos declinar na curva de contágio projetada para o nosso município”, destacou o prefeito Edivaldo, enumerando tal ação como uma dentre outras colocadas em prática para conter o crescimento do número de casos da Covid-19 em São Luís.

Com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os trabalhadores da limpeza urbana, que integram a linha de frente de combate à Covid-19, seguem desinfectando espaços de grande movimentação. Com o objetivo de minimizar a contaminação através do contato com secreções de pessoas infectadas pelo coronavírus, equipes do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís contam com carros-pipa e pulverizadores com uma solução à base de água e hipoclorito de sódio, seguindo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para cumprir com maior efetividade ao que se propõem: deixar ambientes livres de micro-organismos causadores de infecções.

Semanalmente, são alvo das equipes de limpeza pontos de ônibus próximos a unidades de saúde de vários bairros de São Luís, como Calhau, Renascença, São Francisco, Vila Bacanga, Vila Izabel, Anjo da Guarda, Vila Mauro Fecury II, São Raimundo, João Paulo, Jordoa, Alemanha, Monte Castelo, Parque Vitória, Vila Luizão, Cidade Olímpica, Cidade Operária, Bequimão, Vinhais, Cohab, Cohafuma, São Cristóvão, Sítio Leal, Filipinho, Anil, Jaracati e Centro. O trabalho é feito conforme mapeamento sobre pontos de ônibus com maior fluxo de embarque e desembarque de pessoas, realizado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana do município.

Assim, entornos de unidades de saúde como Hospital Carlos Macieira, Hospital Nina Rodrigues, Hospital do Câncer, Hospital da Mulher (referência municipal para tratamento da Covid-19), Hospital Presidente Vargas, Hospital da Criança, Hospital Aldenora Belo, Maternidade Marly Sarney, Maternidade Benedito Leite, Socorrão I e II e Unidade Materno Infantil do Maranhão, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Saúde (atenção básica) municipais e hospitais e clínicas da rede privada estão endo higienizadas.

Além dos pontos de ônibus, os agentes de limpeza da Prefeitura de São Luís têm desempenhado um cronograma de higienização em todos os cinco terminais de integração da capital. Há cerca de três meses, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana tem realizado a desinfecção de superfícies de alcance humano dos terminais da Praia Grande, no Centro; da Cohab/Cohatrac; da Cohama/Vinhais e do Distrito Industrial, localizado na BR-135, como vem acontecendo durante essa semana, até sexta-feira (29), reiniciando os trabalhos, conforme novo cronograma, na semana seguinte. Também estão sendo realizadas higienizações me feiras e mercados da capital.

MAIS

A Prefeitura de São Luís também segue, regularmente, realizando a coleta domiciliar de resíduos sólidos e, neste momento em que todos devem usar máscaras, sejam elas reutilizáveis ou descartáveis, é preciso que a população redobre a atenção para quando for necessário fazer o descarte deste acessório. De acordo com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, quando a máscara precisar ser descartada, deve-se separá-la do lixo comum, envolvendo-a em um outro saco plástico, o que possibilita uma barreira de proteção aos coletores desses resíduos, que continuam se expondo aos riscos, ainda que minimizados devido ao uso de EPIs, para manter a cidade preservada.

Fonte: prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado